A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início no Domingo da Páscoa, 12 de abril, à Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, uma iniciativa nacional que tem como lema ‘É tempo de cuidar’ e busca estimular a solidariedade, por meio de gestos concretos, como a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Para a Igreja em Santa Catarina, esta semana foi inteiramente de articulação com as Dioceses do Regional Sul 4 da CNBB e Rede Cáritas para o desenvolvimento da ação. Em reunião on-line, na última terça-feira (14), entre equipe de colaboradores e presidência do Regional Sul 4 da CNBB, foi evidenciada a necessidade de organização desta Ação, levando em conta as muitas ações já existem nas dioceses e paróquias catarinenses.
O bispo de Caçador e presidente da CNBB Sul 4, dom frei Severino Clasen, alertou que esta ação não é uma substituição daquilo que já vem acontecendo em favor dos mais necessitados em Santa Catarina, mas é uma forma de organizar e adequar, nestes tempos de pandemia, todas as atividades. “É tempo de solidariedade. Precisamos unir forças, caminhar juntos e dar visibilidade às nossas ações para que sirvam de inspiração para um clima de mais fraternidade entre as pessoas. Essa ação é realmente emergencial diante da gravidade dos dias difíceis que viveremos nos próximos meses devido ao coronavírus”, declarou o bispo.
Articulação local – Um dos encaminhamentos desta primeira reunião foi a realização de uma conversa com os Coordenadores Diocesanos de Pastoral das dez dioceses catarinenses, realizada na quarta-feira, 15 de abril. Nesta conversa foi apresentada as instruções de como pensar e organizar a ação emergencial, levando em conta os cuidados sanitários e de higienização, por exemplo, que uma campanha deve ter para que não se tenha contagio pelo COVID-19, de quem doa, do voluntário e de quem receber uma doação.
Cada Coordenador Diocesano de Pastoral ficou responsável por mapear as campanhas e atividades solidárias que já existem e as demandas e vulnerabilidades de cada região do estado, no desejo de que esta Ação Emergencial atenda às reais necessidades locais.
Na tarde de ontem (16) foi a vez da Rede Cáritas em Santa Catarina se encontrar para refletir e pensar a Ação Emergencial em conjunto com as Dioceses. Presente em seis Dioceses catarinenses, a Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina também se comprometeu com o exercício de mapear ações existentes e demandas locais. Os participantes da reunião evidenciaram ainda a necessidade de destacar a incidência política e a garantia de direitos como uma das prioridades desta Ação.
Na próxima segunda-feira, 20 de abril, é a vez das equipes diocesanas de articulação das Pastorais Sociais se encontrarem para aprofundarem o tema.
Comunicação – Se você já realiza ou conhece alguma campanha ou ação solidária na sua diocese, paróquia e comunidade, faça o registro desta atividade no formulário de cadastro oficial da Ação Emergencial clicando aqui. Você também pode enviar fotos e vídeos para o whatsapp da Cáritas SC (48) 99829-2008 e postar em suas redes sociais utilizando as hastags #tempodecuidar #CNBBSul4 #CNBBcovid19 e #Caritasoncovid19.