Era 2 de janeiro de 1970 quando o episcopado catarinense, reunido em Florianópolis (SC), presenciaram um marco renovador para a caminhada de evangelização no estado de Santa Catarina. Tendo dom Afonso Niehues como primeiro presidente, foi criado o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo desmembrado do Regional Sul 3.

Em 2020, 50 anos após aquele dia marcante, é tempo de celebrar a história e a caminhada da Igreja organizada em Regional no solo catarinense. Desde a Assembleia Regional de Pastoral do ano de 2017 surgiram indicativos para a celebração do jubileu de ouro. E na noite de ontem (23), foi lançado um livro comemorativo contendo o histórico das cindo décadas de evangelização da CNBB Sul 4.

Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

O livro – Divididos em doze partes, o livro ‘É tempo de celebrar a história da Igreja em Santa Catarina’ também traz um ofício de ação de graças pelos 50 anos do Regional Sul 4, a oração e o hino oficial das comemorações. O livro foi distribuído para todos os participantes da Assembleia. Também cada diocese e coordenação das pastorais, movimentos, organismos e serviços do Regional receberam exemplares.

No portal da CNBB Sul 4 você encontra algumas partes do livro como o histórico, documentos importantes e o oficio de ação de graças. Para acessar, clique aqui.

Dia celebrativo – Foi anunciado também que no dia 13 de julho de 2020, na catedral metropolitana de Florianópolis (SC), será celebrada uma missa na intensão do ano jubilar. Neste dia, além do episcopado catarinense, a presidência da CNBB nacional estará presente, pois também será o início do encontro dos secretários executivos dos 18 Regionais da CNBB. Para a celebração, todo o povo de Deus é convidado. Em breve será divulgado horários e outras informações.

Outros assuntos da noite – Ainda durante a noite de ontem (23), a Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina entrou na pauta. Os últimos detalhes e a programação foram apresentados. Foi reforçado também o convite para o Acampamento das Juventudes, que começa no dia 14 de setembro, dando início às atividades da Romaria.

Foram repassadas ainda algumas informações referentes à construção do cronograma de atividades do Regional para 2020.

Programação de hoje – Neste sábado, 24 de agosto, último dia de Assembleia, toda a parte da manhã será dedicado ao estudo dos capítulos 2 e 3 das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora em Santa Catarina. A previsão é de que o evento termine as 13 horas.