Foi eleito nesta terça-feira, 04 de julho, durante a Encontro dos Bispos e Coordenadores de Pastoral, realizada em Joinville (SC), o novo presidente da Comissão Episcopal Comissão Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 4. Trata-se do bispo da Diocese de Chapecó (SC) e presidente da CNBB Sul 4, Dom Odelir José Magri, MCCJ. Até então, ele estava à frente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.
Biografia
Ele assumiu o ministério episcopal na Diocese de Chapecó no dia 01 de fevereiro de 2015, sendo nomeado em 03 de dezembro de 2014 pelo Papa Francisco. foi transferido da Diocese de Sobral, no Ceará, onde atuava desde o ano de 2010.
Nasceu no dia 18 de abril de 1963, no município de Campo Erê. Ali foi ordenado padre pelos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (mccj), no dia 17 de abril de 1992.
Cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e teologia no Instituto Católico, em Paris, França. Tem também curso de francês, italiano, espanhol e lingala, a língua da República Democrática do Congo, onde trabalhou de 1992 a 1996. Além desta função exerceu a de formador, conselheiro provincial, no Brasil, vice-superior provincial, assistente geral e vigário geral da Congregação em Roma, Itália.
Entre 1992 e 1996, atuou no Congo onde, em 1996, foi formador dos Postulantes. De volta ao Brasil, em São Paulo e Minas Gerais, exerceu diversas funções. Foi nomeado Bispo de Sobral (CE) pelo Papa Emérito Bento XVI, e ordenado em 12 de dezembro de 2010, quando também assumiu o pastoreio daquela Diocese.
A comissão
Tem como atribuição promover a identidade, vocação, espiritualidade e missão, bem como a formação, organização e atuação do laicato na Igreja e no mundo, a fim de que os cristãos leigos e leigas contribuam, com seus talentos e carismas, para o crescimento das comunidades eclesiais, nos diversos serviços e ministérios, na construção de uma sociedade justa e solidária.
Missão: Promove a vocação e missão, formação e espiritualidade, organização e atuação do laicato na Igreja e no mundo.
Por CNBB Sul 4


