Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No domingo, 25 de maio, a Diocese de Chapecó realizou a celebração em ação de graças envio de Dom Manoel João Francisco à Diocese de Cornélio Procópio, no Paraná (PR). Representantes das paróquias, congregações, ministérios, movimentos sociais e amigos de Dom Manoel estiveram presentes.

Na recordação da vida, bandeiras e os muitos elementos gráficos que fazem parte da Pastoral de Conjunto que Dom Manoel priorizou em sua caminhada diocesana.

— Nunca tomei nenhuma decisão sozinho, tudo foi discutido e decidido em colegiado —, disse o bispo. Na homilia, analisou que sem os agentes de pastoral não poderia ter feito nada. “É por isso que a Igreja se mantêm motivada, pela disposição destes tantos. Os agradeço do fundo do meu coração”, acrescentou.

A celebração teve ainda a homenagem dos leigos, das congregações e dos movimentos sociais que evidenciaram as marcas e histórias deixadas pelo bispo na Diocese. Em meio aos agradecimentos, ele pediu desculpas pelas ocasiões em que não correspondeu a expectativa da comunidade.

A transferência foi divulgada oficialmente no dia 26 de março, pelo papa Francisco. O início das atividades como bispo na nova diocese será no dia primeiro de junho. Já em sua nova terra, dom Manoel concelebrou de uma missa na Catedral Cristo Rei, de Cornélio Procópio, nesta quarta-feira, 28.

Com informações da Diocese de Chapecó