A primeira assessoria da 51ª Assembleia de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), contou com a colaboração do arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo. Trabalhando a temática central da Assembleia, ‘Animação Bíblica da Vida e da Pastoral’, dom Peruzzo iniciou dizendo que para ele é gratificante ver que a difusão da Palavra cresce muito no Brasil.

Explicitando a importância do serviço evangelizador, tendo como centralidade a Palavra de Deus, o arcebispo disse, que , “quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Sagrada Escritura Deus fala conosco. A Palavra não é um conjunto de ideias, não é pensamento, não é conceito sobre Jesus, ela é o próprio Jesus”.
De acordo com dom Peruzzo, a Animação Bíblica da Pastoral não quer trazer novos formatos, novos esquemas, organismos, novas sistematizações organizacionais de paróquias ou dioceses. Antes de qualquer outra iniciativa, a Animação Bíblica leva a compreensão de que todos os agentes evangelizadores, sejam eles bispos, padres, religiosos, catequistas, ministros extraordinários, coordenadores, administradores de quaisquer instituição eclesiástica, que todos tenham o ânimo interior originado do encontro com Deus mediante a sua Palavra.
Chamados ao discipulado
Explicitando sobre o chamado ao discipulado, o arcebispo disse que os discípulos escutam e proclamam a Palavra. “O discípulo deve ouvir para comunicar o Mestre e não a ele mesmo”, declarou.
A animação bíblica de toda a Pastoral é um tema que retornou com profundidade nestes últimos tempos. A Igreja no Brasil, em suas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora, tem em sua terceira urgência a preocupação de difundir um aprofundamento da importância do trabalho com a Palavra de Deus na vida das comunidades e das famílias.
Documento 97 da CNBB

Dom Peruzzo também ressaltou a importância do documento 97 da CNBB – Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja – no processo de utilização efetiva da Palavra de Deus na animação da Vida e da Pastoral. O bispo disse aos participantes da Assembleia que o documento traz muitas pistas para a ação evangelizadora e observou a necessidade de incentivo da Leitura Orante da Palavra para os agentes de pastoral.
Encerrando a assessoria, dom Peruzzo disse, que, “se faltar animação bíblica cuidaremos da organização e se tiver animação bíblica cuidaremos da animação evangelizadora pastoral.”
Por Olga Oliveira
Coordenadora Regional da Pascom