Neste ano, a tarde do quarto domingo da Quaresma, chamado Domingo da Alegria, foi marcada pela cerimônia de posse do 5º Bispo na linha de sucessão apostólica da Diocese de Novo Hamburgo. Dom João Francisco Salm foi empossado na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga na presença de toda a Comunidade Católica local, além de membros de sua antiga diocese, Tubarão, em Santa Catarina.
O rito de posse foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler. O momento é marcado, entre outras coisas, pela apresentação das Letras Apostólicas através da leitura da Bula Papal de nomeação do novo bispo, pela entrega do Báculo, conhecido como cajado do bispo, e pela saudação de todo o clero presente e de representantes de diáconos, congregações religiosas, seminaristas, autoridades civis e fiéis. Depois de empossado, Dom João assumiu a presidência da Celebração Eucarística.
A Posse Canônica marca o início oficial das atividades episcopais de Dom João na Diocese de Novo Hamburgo. O novo bispo foi nomeado pela sua Santidade, o Papa Francisco, em 19 de janeiro de 2022, após a renúncia do atual bispo emérito, Dom Zeno Hastenteufel, por atingir a idade de 75 anos, conforme pede o Código de Direito Canônico. Dom Zeno foi pastor da Diocese de Novo Hamburgo durante 14 anos.
Dom João Francisco é natural de São Pedro Alcântara, Santa Catarina e foi ordenado sacerdote em 30 de junho de 1979, em Brusque – SC. Sua caminhada sacerdotal e episcopal é marcada por anos de atuação na formação de futuros sacerdotes e em diversas áreas de atuação a nível arquidiocesano, em Florianópolis.
Diocese de Tubarão
Com a posse de Dom João Francisco em sua nova Diocese, a Diocese de Tubarão passa a ser uma “Sede Vacante”. O termo é uma expressão oriunda do latim que significa trono vazio e que é usada pela Igreja para dizer que uma Sede Episcopal está sem o seu ocupante no governo pastoral ou seja, sem o bispo titular à frente do governo. Neste período a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano, eleito pelo Colégio de Consultores, que pode desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico. Em Tubarão, o Administrador Diocesano deve ser eleito e divulgado ainda nesta semana.
Fonte: Divulgação/Diocese de Novo Hamburgo