Em espírito de sinodalidade, fraternidade e comunhão, o bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom frei Severino Clasen, visitou na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, o Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC). Durante a visita, o bispo fez uma apresentação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina, aprovadas durante a 53ª Assembleia Regional de Pastoral, no último mês de agosto. O documento é fruto de longas reflexões e norteia o caminhar da Igreja em Santa Catarina no próximo quadriênio 2020-2023.

Foto: Arquivo SEFISC.

Dom Severino em sua explanação sobre as Diretrizes destacou o objetivo geral do documento e disse que se sente feliz em perceber o entusiasmo dos formandos. “Foi um momento muito bom e fraterno. Aliás, gostei de ver os semblantes dos seminaristas, trazendo um clima favorável para a propagação das nossas Diretrizes. Amanhã serão eles animando nossas paróquias e comunidades eclesiais missionárias. Nas nossas Diretrizes está escrito que os sacerdotes são os guardiões das comunidades, por isso, eles precisam se preparar para tudo que surge em nossa caminhada eclesial”, relatou.

O bispo disse ainda, que, “nas Diretrizes está o rosto da nossa Igreja catarinense. Incentivei para que nossos seminaristas leiam este documento e que conheçam ainda mais a Igreja em Santa Catarina para que possamos fazer a ação evangelizadora ainda mais forte e com qualidade”.

O SEFISC – O Seminário Filosófico de Santa Catarina é localizado na cidade de Brusque (SC). Atualmente 23 seminaristas de 6 dioceses catarinenses participam do processo formativo oferecido pela instituição, sob a formação do padre Antônio Marcos Madeira, do clero da Diocese de Criciúma. Conheça um pouco mais do seminário através da página institucional no Facebook.

Colaborou no texto padre Antônio Marcos Madeira.