Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entre os dias 12 a 19 de setembro de 2022, novos bispos, provenientes de todas as partes do mundo, estão em Roma para participar do curso de formação com o tema “Anunciar o Evangelho em uma época de mudança e após a pandemia: o serviço dos bispos”. As atividades são realizadas na Universidade Pontifícia Regina Apostolorum. No encontro, tem a participação de bispos do Dicastério para as Igrejas Orientais.

O Estudo tem como objetivo oferecer a todos os bispos que foram recentemente nomeados à frente das dioceses, um período de tempo, no início do seu ofício, para refletir e aprofundar a vida e o ministério episcopal, dialogar e rezar. Dois temas se destacam: a Sinodalidade e as duas prioridades do magistério de Papa Francisco no caminho da Igreja, isto é, a família e a fraternidade universal através da promoção humana integral.

Dom Cleocir Bonetti: breve biografia e trajetória religiosa

Dom Cleocir nasceu em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS), filho de Gilson Bonetti e Terezinha Matiaevicz Bonetti. Ingressou no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS), para fazer sua formação propedêutica. Cursou filosofia, de 1991 a 1993, na Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC) e Teologia, de 1994 a 1997, no Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa), Passo Fusso (RS). Possui pós graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Conceição, de Viamão (RS) e mestrado em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, concluído em 2008.

Foi ordenado diácono, em 4 de janeiro de 1998, na comunidade Nossa Senhora da Saúde – Vista Alegre, em São Valentim (RS). Sua ordenação presbiteral foi em 6 de fevereiro de 1999, na matriz da paróquia São Valentim, em São Valentim (RS).

Dom Cleocir exerceu atividades na Diocese de Erechim (RS): coordenador pedagógico e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS). Foi formador e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, de 1999 a 2001, vigário paroquial da paróquia São Cristóvão, na mesma cidade, de 2002 a agosto de 2005. Também assumiu a formação dos teólogos, em Passo Fundo, em 2009 e a formação de teólogos e filósofos, em Passo Fundo (RS).

Foi pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Barão de Cotegipe, em 2014, e exerceu a mesma função na paróquia São Tiago de Aratiba tendo sido, também, diretor da rádio Aratiba, em 2015. Em 2016, atuou como vigário geral da diocese de Erechim, onde também exerceu a função de coordenador da cúria diocesana. Possui experiência de atuação como professor no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, hoje Itepa Faculdades, professor do Curso de Servidores de comunidades da diocese de Erexim, professor do Curso de Teologia para leigos na mesma faculdade. Foi representante do clero no Regional Sul 3 da CNBB e da Diocese de Erechim.

Dom Cleocir Bonetti foi nomeado bispo pelo Papa Francisco no dia 30 de junho de 2021, sendo o 6º bispo da Diocese de Caçador. Escolheu como lema episcopal: “Patris Corde” ou “Com coração de Pai”, foi ordenado bispo no dia 12 de setembro, em celebração realizada na Catedral São José, de Erechim (RS).

Por CNBB Sul 4 | Foto: print de vídeo