A conclusão do processo diocesano da causa pela Beatificação de Frei Bruno Linden foi encerrada durante a última sessão solene do Tribunal Eclesiástico, no dia 25 de fevereiro de 2018, data da 28ª Caminhada Penitencial de Frei Bruno, em Joaçaba (SC). Durante quase cinco anos, o Tribunal analisou, documentou e julgou se o frade franciscano da Província da Imaculada Conceição demonstrou, em grau heroico, as virtudes da fé, esperança e caridade.

As caixas, lacradas na última edição da Caminhada Penitencial, foram levadas para a Congregação da Causa dos Santos, em Roma, pelo vice-postulador frei Estêvão Ottenbreit. Segundo ele, as caixas foram entregues no dia 16 de abril, e no dia 7 de maio, após a oração inicial e pedindo a intercessão do servo de Deus frei Bruno Linden, o Oficial abriu as caixas e a pasta. “À primeira vista, o Oficial constatou que estava tudo em ordem”, explicou o frade. Marcaram presença, neste momento histórico o postulador da Ordem dos Frades Menores, frei Gianni Califano; frei Gilberto da Silva, frade da Província da Imaculada que estuda na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma e também frei Estêvão Ottenbreit, vice-postulador.

No Vaticano começa uma nova fase do processo para a Congregação da Causa dos Santos. A Congregação vai analisar os documentos entregues e examinar se frei Bruno terá o decreto de reconhecimento das virtudes heroicas e ganhará o título de Venerável.

“Agora será encadernado em diversos volumes. Depois um canonista vai ver se formalmente tudo está em ordem. O decreto da Congregação dirá que o processo foi aceito e assim poderá seguir para as outras etapas”, afirmou frei Estêvão. “Isto pode demorar aproximadamente 12 meses. Neste meio tempo já começaremos a traduzir os depoimentos e a pensar na “positio”, que é um resumo do processo. Ao mesmo tempo, temos que rezar e pedir um milagre pela intercessão de Frei Bruno”, completou o vice-postulador.

O bispo da Diocese de Joaçaba, dom frei Mário Marquez, avaliou o início dos trabalhos no Vaticano e disse que “a expectativa é muito grande e, por esse motivo, pedimos para que as pessoas continuem rezando e pedindo as intercessões do nosso Servo de Deus, Frei Bruno Linden”, concluiu.

Confira outras fotos da chegada da documentação em Roma clicando aqui.

Franciscanos/CNBB Sul 4