O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está se preparando para a realização da primeira reunião do Conselho Regional de Pastoral em 2019, que acontece nos dias 14 e 15 de março na cidade de Tubarão (SC). Na última reunião do Grupo de Reflexão Pastoral, realizado também em Tubarão, no último dia 7 de fevereiro, foram decididas as temáticas a serem trabalhadas pelo Conselho, assim como os nomes que irão colaborar nas assessorias.

O eixo central da reunião do Conselho será o processo de construção da parte do ‘VER’ das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional, que entram em vigor já em 2020. Desde a 51ª Assembleia Regional de Pastoral, em agosto de 2018, foi escolhida uma equipe que está à frente da preparação das Diretrizes. Durante a reunião do Conselho será apresentado um texto mártir que, através de trabalhos de grupos, será reformulado pelos participantes.

Sínodo da Juventude

Cardeal Sérgio da Rocha. Foto: CNBB.

Outra proposta a ser trabalhada pelo Conselho é a temática da última Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, realizada no Vaticano, em outubro de 2018: ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. O momento será assessorado pelo arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha. O cardeal participou do Sínodo e foi escolhido pelo papa Francisco como relator do Documento Final. Cada Diocese de Santa Catarina, além da presença do bispo, coordenação de pastoral e ecônomo, será convidada a levar um jovem representando a juventude diocesana para a reunião do Conselho.

O cardeal Sérgio da Rocha também terá outros dois espaços de conversa sobre o Sínodo em solo catarinense, ambos no dia 13 de março. O primeiro momento será na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), pela manhã, e na Catedral Nossa Senhora das Dores em Tubarão, na parte da noite. No evento da Catedral de Tubarão, a conversa com o cardeal será aberta ao público.

Programação do Conselho

Na reunião do Grupo de Reflexão Pastoral, também foi definida a programação do Conselho Regional de Pastoral, que além das discussões sobre as Diretrizes e o Sínodo da Juventude, também guardará um espaço para a reflexão do prosseguimento das atividades do laicato na Igreja em Santa Catarina, e uma partilha sobre as atividades e desafios da Pastoral da Saúde. O evento será realizado na Casa de Encontro Dom Aselmo (CEDA) e conta com a presença das representações das Dioceses, das coordenações das pastorais, serviços, movimentos eclesiais e organismos da Igreja.