Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Canônico do ISDCSC (Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina): “Questões seletas de Direito Matrimonial e Penal Canônico”, que neste ano ocorre nos dias 08 e 09 de maio, no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis.

O objetivo do simpósio é tratar dos aspectos atuais e mais significativos do Direito Matrimonial e Penal Canônico, tanto na dimensão substancial quanto processual.

O conferencista será o renomado canonista, processualista, prof. Dr. Pe. Manuel Jesús Arroba Conde, CMF, missionário claretiano, Presidente do Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma. Dentre tantas funções, Pe.

Seminário Acordo Brasil – Santa Sé organizado pelo ISDCSC em 2017.

Manuel foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que se ocupou dos desafios pastorais da família.

Em 2017, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o ISDCSC organizou um Seminário (Simpósio) que tratou de uma série de questões relativas ao Acordo Brasil – Santa Sé. Neste ano, buscou-se oferecer uma reflexão voltada para o direito processual matrimonial e penal, áreas de atuação do Prof. Dr. Pe. Manuel Jesús Arroba Conde.

Histórico do Instituto em SC

O Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina (ISDCSC), criado em julho de 2016, na Arquidiocese de Florianópolis, oferece o Curso de Mestrado Eclesiástico em Direito Canônico, acolhendo clérigos, consagrados e leigos de diversas regiões do Brasil.

Dentre os objetivos do ISDCSC está a formação de um número maior de especialistas em Direito Canônico, seja para o serviço nos Tribunais Eclesiásticos, nos serviços administrativos, de assessoria e consultoria nas cúrias diocesanas ou em outros âmbitos da vida eclesial, seja para o ensino e o desenvolvimento da ciência jurídico-canônica.

No cumprimento dos seus objetivos institucionais, o ISDCSC organiza anualmente um simpósio com temas relevantes para a formação permanente daqueles que atuam nos tribunais eclesiásticos e nas cúrias diocesanas, a fim de poderem qualificar ainda mais o serviço que prestam à Igreja.

Programação

O padre Arroba Conde proferirá oito palestras, ocupando-se de alguns temas de direito processual matrimonial e penal. “Estamos convencidos de que os temas escolhidos são muito importantes e atuais e, portanto, certos de que este encontro com o padre Arroba Conde possibilitará para os canonistas e outras pessoas interessadas conhecimento especializado e favorecerá uma melhor atuação de todos os que se ocupam dos processos matrimoniais e penais”, destacou o diretor do ISDCSC, padre Tarcísio Pedro Vieira.

A programação completa com os temas das conferências, investimento, hospedagem e as inscrições, você pode obter no site do Instituto: www.isdcsc.org.br.

Outras informações: (48) 99151-8514 ou [email protected].

Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Florianópolis.