Teve início nesta quarta-feira de cinzas, 06 de março, em todo o país, a Campanha da Fraternidade 2019. Com o tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’ e lema ‘Serás libertado pelo direito e pela justiça’ (Is 1, 27), a Campanha visa alertar a todos, em especial aos cristãos católicos, sobre a importância e, ao mesmo tempo, o descaso com a efetivação das políticas públicas.
Neste ano de 2019, a Campanha da Fraternidade, que é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo geral ‘estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade (pg. 18 do Texto-Base)’.
No estado de Santa Catarina, as Dioceses marcaram o início da Campanha com a realização de coletivas de imprensa, entrevistas e mensagens dos bispos. Confira abaixo algumas informações enviadas pelas assessorias de comunicação e imprensa das dioceses catarinenses:
Arquidiocese de Florianópolis
A assessoria de imprensa da Arquidiocese de Florianópolis convocou a imprensa local para uma coletiva de imprensa realizada na Cúria Metropolitana. Juntamente com o arcebispo, dom Wilson Tadeu Jönck, especialistas, representantes do governo, conselhos de direito e entidades sociais explanaram a importância de se discutir a elaboração e execução de políticas públicas. Dom Wilson também fez presença em emissoras de televisão locais onde concedeu entrevistas. Confira algumas fotos da coletiva de imprensa no site da Arquidiocese de Florianópolis.
Diocese de Criciúma
Na Diocese de Criciúma, além de entrevistas em emissoras de rádio e televisão locais, dom Jacinto Inacio Flach presidirá uma missa na catedral diocesana, que marcará a abertura da Campanha da Fraternidade na diocese do extremo sul catarinense. O bispo também enviou uma mensagem para a quaresma 2019 que você pode ler na íntegra no site da Diocese de Criciúma.
Diocese de Tubarão
Em Tubarão, o bispo diocesano e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom João Francisco Salm, concedeu uma entrevista no programa Jornal das Doze da Rádio Tubá. Confira a entrevista na íntegra abaixo:
https://www.facebook.com/radiotubatb/videos/1294596753998149/
Diocese de Blumenau
Dom Rafael Biernaski, bispo de Blumenau, participou de uma coletiva de imprensa realizada na catedral diocesana, às 10h de hoje (06). Juntamente o bispo, esteve presente o pároco da catedral, padre Marcelo Martendal.
Diocese de Joinville
Na Diocese de Joinville, além de entrevistas à emissoras de televisão e rádio, dom Francisco Carlos Bach divulgou na página da Diocese no Facebook uma mensagem sobre a quaresma 2019. Veja a mensagem na íntegra abaixo:
https://www.facebook.com/diocesejoinville/videos/2490623654504318/
Diocese de Chapecó
Além de uma mensagem divulgada no site diocesano, dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó, gravou programas de rádio intensificando a importância da Campanha da Fraternidade e a temática trazida em 2019. Leia a mensagem e ouça os áudios com as falas do bispo no site da Diocese de Chapecó.
Diocese de Joaçaba
Dom Mário Marques, bispo diocesano, concedeu entrevistas em emissoras de rádio falando sobre o lançamento da Campanha da Fraternidade 2019. Às 19h, o bispo presidirá uma missa na catedral Santa Terezinha. Dom Mário também divulgou um vídeo sobre materiais formativos sobre a Campanha na página da Diocese no Facebook. Veja abaixo:
https://www.facebook.com/Diocesedejoacaba/videos/551808401972990/
Diocese de Rio do Sul
Em Rio do Sul, a Campanha da Fraternidade 2019 será lançada com a missa da imposição das cinzas presidida pelo bispo diocesano, dom Onécimo Alberton, às 19h, na catedral diocesana.
Diocese de Caçador
Dom Severino Clasen preside duas missas em Caçador que marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2019. A primeira foi realizada às 8h, e a próxima acontece às 18h30, ambas na catedral diocesana.
Diocese de Lages
Em Lages, dom Guilherme Werlâng, bispo diocesano, concedeu entrevista para as rádios, revistas e emissoras de televisão locais em uma coletiva de imprensa realizada na Cúria diocesana. Também hoje, às 19 horas, o bispo presidirá uma missa que marcará a abertura da Campanha da Fraternidade 2019 na Diocese.
Sessão Especial
Ainda no dia 11 de março, às 19h, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, realizará um Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2019. A homenagem é uma proposição do deputado estadual Pedro Baldissera (PT-SC) e visa trazer para a casa legislativa uma reflexão mais aprofundada sobre as Políticas Públicas
Na Sessão, o Regional Sul 4 da CNBB, juntamente com várias Pastorais, entidades e pessoas serão homenageadas pela luta e serviço na defesa das Políticas Públicas em Santa Catarina. Os bispos das dez Dioceses catarinenses também estarão presentes no evento.