Para o mestre Celso Loraschi, coordenador do curso de teologia da Faculdade Católica de Santa Catarina, é “vontade de Deus dar-se a conhecer”, por isso “o acesso ao conhecimento de Deus não pode ser privilégio de alguns”. Ele pontuou desafios e perspectivas de formação do laicato e dos cursos teológicos durante o II Encontro da Região Sul com os Responsáveis pela Formação para o Laicato e Cursos de Teologia para Leigos e Leigas, em Florianópolis (SC), 28. A região Sul compreende as dioceses dos Regionais Sul 2 (PR), Sul 3 (RS) e Sul 4 (SC) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Loraschi analisou que Jesus deixou-se formar e ensinou com convicção “libertando, incluindo e devolvendo a capacidade de autonomia”. Nisto reside o poder da formação teológica: ou ela “engessa, infantiliza, ou até oprime e exclui” ou “como a teologia de Jesus, inclui, motiva, devolve a capacidade de pensar e agir”. Essa é a boa notícia da qual os cristãos são portadores, a “formação da consciência nova”.
O professor frisou a necessidade da criação de equipes de “ministério de formação permanente”. Caberia a elas promover a formação continuada em vista da “consciência nova”, a partir de Jesus. Do seu ponto de vista, isto é prioritário porque “repercute no jeito de viver, de trabalhar, de exercer a profissão, de ser honesto, de ser inteiro”. Estas equipes precisam ter objetivos e metas, para além dos cursos rápidos. “O desafio é o processo de formação permanente”, destacou.
Ele acrescentou que o futuro da Igreja está no protagonismo dos leigos e das leigas com esta consciência.
Estudo
O grupo também discutiu o texto de Estudos nº 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, sobre o papel de homens e mulheres que ajudam na construção do Reino de Deus. As emendas propostas no encontro serão analisadas pela equipe de redação.
Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, elogiou as sugestões de acréscimos e melhorias do texto.
— Imaginem essas propostas apresentadas com as de todo o Brasil, e queremos atingi-lo todo, que contemple todas as culturas. Será um documento muito rico. E que cada um se sinta orgulhoso de participar disso. Você está ajudando a construir um documento que vai mudar muito a Igreja no Brasil —, acentuou o prelado.
O estudo poderá receber novas propostas até maio. Uma sugestão de estudo do texto e uma ficha de emendas para envio das contribuições estão disponíveis no site www.cnbb.org.br.
Os três regionais sulistas também apresentaram algumas experiências diocesanas de formação para laicato. Todas oferecem alguma modalidade de curso de teologia, entre pós-graduação, graduação, extensão universitária ou curso livre.