Criada há 84 anos, a Diocese de Joinville atende 18 municípios da região norte de Santa Catarina. Ao todo, são 47 paróquias, dois setores, 423 comunidades e 102 sacerdotes. Aliada às paróquias, a Diocese conta com o trabalho de mais de trinta pastorais e movimentos que se unem em prol da comunidade, prestando serviços às crianças, aos jovens e aos idosos.

Atualmente, quarenta funcionários se dividem entre os diversos setores da Mitra Diocesana e são responsáveis pelo atendimento pastoral. O setor administrativo passou por uma reformulação no início deste ano para ampliar a qualidade no acolhimento às pessoas. As áreas de Conselho Econômico, Recursos Humanos, Jurídico, Contabilidade e Tecnologia da Informação contam com uma equipe qualificada e com avançados recursos tecnológicos.

De acordo com Patrícia Borges Cunha, coordenadora de RH da Mitra e responsável pela folha de pagamento, admissão, férias, décimo terceiro salário e plano de saúde de todos os funcionários da diocese, o grande desafio agora é implantar o plano de cargos e salários e realizar um atendimento mais direto às paróquias.

– Já fazemos um acompanhamento com funcionários que estão passando pro problemas de saúde, mas queremos estar o mais próximo possível de cada um -, destaca.

As paróquias contam também com o serviço de contabilidade, realizado dentro da Mitra. E, após um ano de pesquisa, estudos e negociações, a Diocese de Joinville optou pelo Sistema Pastoral, uma ferramenta administrativa com tecnologia de última geração e a possibilidade do gerenciamento de todas as rotinas pastorais-administrativo e financeiro da diocese. Também, de uma integração em tempo real das comunidades com as paróquias e com a diocese, já que o sistema funciona on-line.

Diocese de Joinville