No último final de semana, 26 e 27 de outubro, a Diocese de Chapecó vivenciou a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP), na paróquia São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Oeste (SC). Resultado da avaliação e reflexão da caminhada da Igreja Diocesana desde 2016, a 10ª ADP teve como principal encaminhamento a definição de indicativos para a construção do Plano de Pastoral Diocesano do próximo quadriênio (2020-2023).

No sábado, 26, o bispo diocesano dom Odelir José Magri – MMCJ, contextualizou o processo em preparação à Assembleia marcado por três grandes momentos. O primeiro foi local, fomentando o debate e reflexão nas comunidades e paróquias da diocese. O segundo foram as 9 Pré-Assembleias, realizadas por Regiões Pastorais (RP), reunindo representantes de cada paróquia que compunha a RP. Nelas foram refletidos e definidos os principais projetos a serem apresentados e votados na 10ª Assembleia Diocesana, que foi o terceiro e último momento.

Seguindo a metodologia do ver-julgar-agir, ainda no sábado, 26, o Pe. Ivo Pedro Oro, de São Miguel do Oeste, apresentou uma reflexão do primeiro ponto. Posteriormente o Vigário Geral diocesano e pároco da Catedral Santo Antônio, de Chapecó, Pe. Ademir Rubini, falou sobre o Julgar na perspectiva da ADP. Por último, munidos das reflexões anteriores, os participantes foram encaminhados pelo coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marlo Flávio Tessaro, aos grupos onde discutiram as ações do terceiro ponto: Agir.

No contexto dos 4 pilares a serem usados na construção do Plano Diocesano, foram definidos três projetos, com três ações para cada pilar. A definição foi feita por meio de votação, com diálogos abertos ao grande grupo para esclarecimento de dúvidas e sugestões.

PILARES E PROJETOS APROVADOS: 

PILARES  PROJETOS
 01 Palavra: iniciação à vida cristã e animação bíblica da vida e da pastoral 01: Formação bíblica
02: Projeto diocesano da Iniciação à Vida Cristã (Doc. 107 CNBB nº 141)
03: Formação de inspiração catecumenal (querigma, catecumenato, purificação/iluminação e mistagogia)
 02  Pão: liturgia e espiritualidade 01: Formação litúrgica
02: Evangelização da família com cunho vocacional
03: Religiosidade popular
 03 Caridade: serviço à vida plena 01: Pastorais Sociais
02: Escola de Fé e Cidadania
03: Ecologia Integral
 04 Ação Missionária: estado permanente de missão 01: Evangelização das juventudes
02: Evangelização na Cultura Urbana
03: Animação e Cooperação Missionária

Com 239 representantes das pastorais, organismos e movimentos da Diocese, no sábado à noite os participantes foram encaminhados para 18 comunidades de São Miguel do oeste onde celebraram e foram acolhidos pelas famílias. No domingo, 27, foram retomadas as atividades que também pautaram encaminhamentos gerais referentes à Ação Evangelizadora da Igreja Diocesana.

Usando a simbologia da vela e o lema “Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5), é preciso agradecer pelo frutuoso processo e pelo trabalho já realizado até então.

Texto: Daiane Servo/ Assessoria de Imprensa da Diocese de Chapecó.

Fotos: Mariah Dallelaste.