Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A diocese de Blumenau (SC) optou por vivenciar, em 2011, o Ano da Liturgia, com ênfase na Eucaristia, sob o lema: “Seus olhos se abriram, e eles O reconheceram”( Lc 24,31) e o tema: “Eucaristia, fonte e cume da vida e missão da Igreja”. E uma das iniciativas que concretiza este projeto pastoral é o 1º Congresso Eucarístico Diocesano, cuja missa de abertura realizou-se no domingo, na Catedral São Paulo Apóstolo. A missa foi presidida por dom José Negri, bispo diocesano. Fizeram-se presentes muitos sacerdotes, ministros extraordinários da Comunhão e representantes das paróquias.

Na homilia, dom José Negri, ressaltou a grande solidariedade vivida pelo Vale do Itajaí, no início deste mês de setembro, quando mais uma vez, muitas famílias foram atingidas pela enchente e por deslizamentos de terra.

– Com as avalanches de água e terra, vimos acontecer também uma verdadeira inundação de solidariedade e de amor -, afirmou o bispo.

A cerimônia contou com momento em que um ministro representante de cada paróquia recebeu uma hóstia grande consagrada para levá-la à sua comunidade paroquial. Ali, se realiza agora a Semana Eucarística, com adorações, vigílias, caminhadas, momentos de estudo. E no domingo, dia 2, na Catedral, em celebração eucarística presidida por dom José, os padres e fiéis procedentes das paróquias participarão da Missa de Encerramento do Congresso. Para essa ocasião, está sendo motivada uma coleta que, através da Cáritas Diocesana, se destinará aos flagelados.

CNBB