Dom Cleocir Bonetti, Bispo de Caçador, representando os Bispos de Santa Catarina, discursou para o Cardeal Prefeito Beniamino Stella e demais membros.

O Dicastério para o Clero, na Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (113-120), “trata de tudo o que se refere aos presbíteros e diáconos do clero diocesano relativamente às suas pessoas, ao seu ministério pastoral e àquilo que é necessário para o seu frutuoso exercício.  […] O Dicastério manifesta e realiza a solicitude da Sé Apostólica pela formação dos candidatos às Ordens Sagradas” (PE 113).

Cabe ao Dicastério assistir os Bispos Diocesanos na formação da pastoral vocacional para que os alunos tenham uma formação humana, espiritual, intelectual e pastoral; cuidar da formação dos novos clérigos segundo a Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis e a Ratio fundamentalis institutionis diaconorum permanentium; criar seminários interdiocesanos nos locais onde não possua número suficiente de candidatos ao ministério ordenado; estudar as problemáticas no que se refere a falta de presbíteros em diversas partes do mundo; liberar as dispensas das obrigações para os diáconos e presbíteros e administrar os conselhos econômicos diocesanos.

Dom Cleocir Bonetti, Bispo de Caçador, representando os bispos da CNBB Sul 4, discursou para o Cardeal Prefeito Beniamino Stella e demais membros que compõem o Dicastério, elencando o processo formativo dos futuros padres: propedêutico, faculdade de filosofia e faculdade de teologia. Cita que, em Santa Catarina existe o Serviço de Animação Vocacional (SAV) para animar e acompanhar as futuras vocações. Mesmo com o trabalho realizado pelo SAV, alguns seminaristas que ingressam têm apresentado lacunas significativas do ponto de vista intelectual, espiritual e psicológico. Uma das grandes preocupações é a formação humana integral, contando com ajuda de profissionais no campo da psicologia e outros.

Dom Cleocir cita que existem experiências significativas no campo do Diaconato Permanente, em diversas dioceses do Sul 4 com as escolas diaconais, que preparam os candidatos. Comenta que todas as dioceses possuem a Pastoral Presbiteral que fortalece a vida presbiteral por meio de encontros, cursos e retiros. Santa Catarina tem um total de 801 padres, sendo 259 padres religiosos e 542 padres diocesanos. Para finalizar, questiona o Dicastério sobre os motivos que levam os presbíteros desistirem, abandonarem o ministério presbíteros.

 

Por CNBB Sul 4