Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, representando os bispos catarinenses, discursou para o Cardeal Giuseppe Versaldi, presidente do Dicastério e demais membros.

O Dicastério para a Cultura e a Educação, na Constituição Apostólica Praedicate Evangelium (153-162), trabalha o “desenvolvimento dos valores humanos nas pessoas no horizonte da antropologia cristã”. Ele se divide em duas sessões: Cultura e Educação. A primeira “dedicada à promoção da cultura, à animação pastoral e à valorização do patrimônio cultural” e a segunda “desenvolve os princípios fundamentais da educação em relação às escolas, aos Institutos Eclesiásticos de Ensino Superior e de investigação e é competente para tratar os recursos hierárquicos nessas matérias” (PE 153).

A sessão para a Cultura tem as funções de estabelecer relações, através do diálogo, entre a Santa Sé e o mundo da cultura; oferecer suporte e ajuda para a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural; promover o diálogo entre as diversas culturas presentes na Igreja e com os que não professam uma religião específica, mas buscam um encontro com a Verdade de Deus.

A sessão para a Educação tem como base colaborar com os princípios fundamentais da Educação, principalmente a católica; apoiar a promoção da identidade católica das escolas e Institutos de ensino superior; auxiliar nas escolas católicas para que a ação pastoral seja parte da evangelização; criar Institutos católicos de estudos que abranjam as disciplinas sagradas, humanas e científicas tendo como alicerce a verdade cristã; colaborar com os demais Dicastérios na formação acadêmica do clero, membros da Vida Consagrada, Sociedade de Vida Apostólica e dos leigos e coordenar as atividades das Academias Pontifícias.

Na visita ao Dicastério, Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, representando os bispos da CNBB Sul 4, discursou para o Cardeal Prefeito Giuseppe Versaldi e demais membros que compõem o Dicastério, apresentando a diversidade cultural que temos em Santa Catarina como: as manifestações culturais dos açorianos no litoral do estado, que são caracterizadas principalmente pelos festejos do Divino Espírito Santo e do Senhor dos Passos; as colônias italianas, alemãs, polonesas localizam-se mais para o interior e cultivam também as suas tradições, suas danças, seus cantos, suas comidas típicas e fazem a apresentações com vestimentas típicas.

No âmbito da Educação, Dom Wilson comenta que o estado de Santa Catarina possui 54 colégios católicos, Faculdade de Teologia reconhecida pelo MEC e mantida pelas dioceses e o Instituto de Direito Canônico. Ressalta que com a Campanha da Fraternidade de 2022, no qual o tema foi sobre a Educação: “Ensina com sabedoria, educa com amor”, teve uma maior abertura por parte das escolas e foi possível aprofundá-la em encontros com responsáveis pela educação.

 

Por CNBB Sul 4 | Foto: Jaison Alves da Silva