Ação na periferia das cidades é uma das ações desafiadoras (Foto: Divulgação)

Coordenações diocesanas e a coordenação regional dos Grupos de Reflexão /Família e CEBs da CNBB Regional Sul4 (Santa Catarina) realizaram reunião dias 26 a 28 de agosto na Comunidade Monte Serrat, em Florianópolis. Os 52 participantes definiram os materiais de divulgação e de formação para o 11º Encontro Estadual das CEBs, que acontecerá nos dias 20 a 22 de abril de 2012 na periferia de Florianópolis. O tema será “Justiça e profecia a serviço da vida”.

Padre Wilson Groh, que mora na localidade e desenvolve projetos sociais há quase 30 anos fez a memória das atividades das Comunidades Eclesiais de Base no passado e no presente.

– É importante compreender que a opção de vivência com os empobrecidos é necessária na vida da Igreja e de uma sociedade fraterna e solidária. Evangelizar é humanizar – afirmou o padre.

Segundo ele, é necessário que a pastoral deixe de ser de “conservação” para tornar-se de “conversão”, de renovação eclesial.

Maria Glória da Silva, coordenadora regional, avaliou que a reunião ajudou a compreender a dinâmica social da periferia.

– Tivemos também a oportunidade de ver, sentir e vivenciar como é possível os grupos, as comunidades pobres, se organizarem e poderem crescer nos aspectos: social, econômico, educacional e espiritual, quando dispõem do apoio de alguém que lhes mostre os caminhos e os oriente para a conquista dos seus direitos básicos de cidadãos e cidadãs -, disse Glória.

Na reunião, os participantes discutiram sobre o desafio que os Grupos de Reflexão/Famílias enfrentam para se organizarem em redes, na tentativa de fortalecer as Comunidades Eclesiais de Base.

– A formação de comunidades de comunidades, a partir da rede de GR/F, contribui para “repensar e setorizar” as paróquias, respondendo às exigências fundamentais da experiência humana de vida comunitária, conforme dizem os documentos de DAp [Documento de Aparecida]. e DGAE [Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil] – completou a coordenadora.