“O mistério Pascal de Cristo na encarnação do Verbo”, é o tema da Escola de Música Ritual Litúrgica da Comissão Regional de Liturgia do Regional Sul 4 da CNBB. Na primeira etapa, em Lages, 15 a 17 de abril, participaram 90 pessoas de nove dioceses de SC. (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Arnaldo Antonio de Souza Temochko (esq.), especialista em música ritual, ensaia um grupo de alunos na Escola de Música Ritual Litúrgica, do Regional Sul 4 da CNBB. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Ciclo do natal: prefácio do advento, louvação do advento na celebração da Palavra, Kalendas na Noite de Natal, aclamação e proclamação do Evangelho no Natal, Louvação do Natal na celebração da palavra, Solenidade da Sagrada Família, Santa Maria mãe de Deus, Canto de Abertura e Oração na Epifania do Senhor e o Rito da Aspersão na festa do batismo do Senhor. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Alunos da Escola de Música Ritual Litúrgica, preparam ritos da liturgia. As músicas para cada momento serão apresentadas pelos grupos. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Em momento de vivência, grupo simula a louvação do Advento na celebração da Palavra. O momento de ação de graças pode acontecer através de salmos, hinos, cânticos e outras expressões orantes inspiradas na piedade popular. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Seminarista de Rio do Sul, Mateus Gabardo Lemos (dir.), vivencia a aclamação e proclamação do Evangelho no Natal. Para ele, que está há sete anos no seminário, “a liturgia bem vivida favorece o encontro com Cristo”. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Grupo vivencia da Solenidade da Sagrada Família. Cantores entoam o canto de abertura, enquanto os ministros entram em procissão. Um deles recorda o sentido da festa, que valoriza a dimensão humana de Jesus. Quem preside, conclui com uma oração. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
“Gosto muito de cantar”, revela a irmã Geisa Campos dos Santos, de Florianópolis. Fã de MPB, considera que a formação será útil nas celebrações que anima em um colégio católico. Ela será uma multiplicadora da escola na arquidiocese. (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Diane Basei De Conto, coralista na Associação Coral de Pinhalzinho, diz que a Escola de Música Ritual Litúrgica mostra a relação entre a liturgia e o canto “é uma experiência completa”. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Ana Bechi Mascarelli, de Herval d’Oeste, canta na Paróquia Bom Jesus há um ano e 15 no coral do SESI, vê que “desafio é implantar as propostas da escola de canto na comunidade”. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Márcio Murilo Martins, de Florianópolis, ele toca regularmente em quatro comunidades, desde 1990. “Tocar para na comunidade exige habilidade e compromisso”, favorece a falta de músicos. “A Igreja poderia incentivar mais as pessoas oferecendo formação e chamando quem tem capacidade”, sugere. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
“Jesus de todos Salvador, tua luz revela o esplendor do Pai, nós de cantamos, bendizemos o Teu amor”, diz o refrão da música na vivência do rito da aspersão na festa do batismo do Senhor. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Guilherme Ziliotto (esq.) e Juan Cezar, de Herval d’Oeste acompanham ensaio de vigília do Ofício Divino das Comunidades. Ele, o ofício da novena de Natal (Paulinas), e o Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia, são referências para as celebrações da época. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Músicos colaboram nos ensaios do repertório da Escola de Música Ritual Litúrgica. Alunos aprenderam que o repertório precisa ser consolidado para criar uma tradição rica e significativa. O “consumo” de novidades prejudicam o clima característico do Natal. (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4 de Notícias)
Depois da teoria e dos exercícios práticos, alunos da Escola de Música Ritual Litúrgica, celebram uma vigília do Ofício Divino das Comunidades, na noite de sábado, 16 (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)
Helena Sobotka, coordenadora 24 equipes de liturgia em Capinzal, diz “difícil chegar na comunidade e mudar as coisas. Há resistência”. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)