Um grupo composto por bispos, padres, religiosos e leigos está reunido em Brasília (DF), nesta semana, para o Curso “Media training e estratégias de comunicação em situações de crise”. A formação é oferecida pelo Centro de Formação Pastoral do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), numa parceria entre a arquidiocese de Brasília, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Universidade Católica de Brasília, a Rede Canção Nova e o Núcleo Lux Mundi.

O curso é realizado na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, teve início na segunda-feira, dia 10, e segue até a próxima sexta-feira, 14, com a participantes de várias regiões do Brasil.

Ao longo da semana, os participantes acompanham conferências, recebem consultorias individuais e fazem estudo de técnicas e treinamentos de media training. A intenção é conduzir mensagens positivas e preventivas em situações de crise na Igreja.

O curso em Brasília é a segunda edição da iniciativa que tem capacitado bispos e responsáveis por departamentos de Comunicação da América Latina e do Caribe na relação e na interação com os meios de comunicação social. A primeira foi realizada no mês de maio, no Panamá, com participantes de México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Cuba, República Dominicana e Porto Rico.

Cuidado e prevenção

Padre Fabio Antunes do Nascimento, diretor do Centro de Formação Pastoral Cebitepal do Celam, destaca que, além de conduzir mensagens positivas e preventivas em situações de crise, a primeira atitude que deve ser tomada pela Igreja é a criação da “cultura do cuidado e boas práticas”. Para ele, “a prevenção é a primeira preocupação” e que é urgente “criar uma atitude positiva com os meios de comunicação para responder de forma clara e objetiva em casos de crises”.

 

Media Training

Com o nome em inglês que remete ao treinamento ligado às mídias, o media training é uma prática no campo da Assessoria de Comunicação que auxilia na preparação das pessoas e das organizações para lidarem com a mídia de forma eficaz. Com o treinamento, é possível desenvolver habilidades de comunicação sólidas, transmitir mensagens claras e enfrentar com confiança as diversas situações midiáticas.