Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O lançamento do ano jubilar do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) foi realizado em uma missa na igreja matriz em Itapema, e contou com a presença de 350 cursilhistas de toda a Arquidiocese, no dia 24 de outubro.

A Coordenadora do Grupo Executivo Diocesano, Dulce Maria Fontelles Ternes, na sua mensagem de lançamento do Ano Jubilar, lembrou o nascimento do Cursilho no Brasil, na Semana Santa de 1962, em Valinhos (SP), quando aconteceu o primeiro cursilho, com a participação de padre e leigos espanhóis. Hoje o MCC está presente em todo o país.

Em Santa Catarina, o Grupo Executivo Regional Sul IV, já realizou mais de 1.300 Cursilhos. Mais de 52 mil leigos e leigas realizaram o que os cursilhistas chamam de “encontro pessoal com Cristo”. Ainda de acordo com Dulce, na Arquidiocese foram realizados 429 Cursilhos. Cerca de 500 participantes, entre jovens e adultos, participam dos 12 encontros anuais.

Além disso, cerca de 300 pessoas estudam semanalmente nas chamadas “Escolas Vivenciais” que abordam semanalmente temas como a formação catequético-doutrinal, formação sócio-ambiental, conhecimentos da metodologia de trabalho do MCC, também são treinadas lideranças e formadores.