Jovens da diocese de Criciúma retiram a Cruz da Cadetral de Lages para leva-la ao próximo destino. (Foto: Bibiana Pignatel Baesso/Diocese de Criciúma)

Acelebração na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages,na manhã de 04 de janeiro marcou a entrega da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora para a Diocese de Criciúma. A cruz estava na cidade desde o primeiro dia do ano.

A celebração foi presidida pelo bispo lageano Dom Irineu Andreassa e teve a participação de Dom Jacinto Inacio Flach, bispo de Criciúma. Com dom Flach, 43 lideranças (38 jovens) da diocese foram receber a cruz.

— É na cruz que sentimos o quanto Deus nos ama. Que os jovens de sua diocese possam ver no Ícone de Nossa Senhora, a jovem que acreditou e investiu no plano de Deus”, enfatizou o bispo Dom Irineu, em sua homilia — disse o dom Andreassa na entrega dos símbolos.

Na noite anterior, 03, durante encerramento da missa na concentração diocesana na Catedral, o mesmo bispo pediu aos jovens que lutem por seu espaço de direito na Igreja.

— Se encontrarem a porta da igreja fechada, arrebentem a porta, quebrem e entrem. A Igreja é de vocês. Não permitam ao bispo, aos padres ou lideranças fecharem as portas para vocês — insistiu.

Mais cedo, depois da leitura do Evangelho, as jovens Adrielli Albertti e Denise Wiggers ganharam espaço para testemunharem suas experiências na Igreja. Adrielli, de Lages, disse o contato com os símbolos da jornada despertou emoções inexplicáveis. Denise, de São José do Cerrito, garantiu que os jovens podem trabalhar no projeto de Deus caso a Igreja mantenha as portas abertas para eles. A missa foi prececida por uma carreata pelos bairros da cidade.

Dia 2, uma Vigília dos Mártires organizada pela Pastoral da Juventude local, jovens que deram sua vida pelos princípios evangélicos. A estudante Wanessa Zanotto, espera que a passagem da Cruz, outros jovens sintam o amor que foi sentido e dado por muitos outros.

— Pela cruz, muitos jovens deram a sua vida e assim puderam fazer com que nossa caminhada seja mais forte — disse.

O primeiro dia da passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude aconteceu com visitações e vigílias nas paróquias na cidade Lages. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora percorreram o Uruguai, antes chegarem em Lages.