Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os participantes da reunião do Conselho Regional de Pastoral da CNBB Sul 4 (Santa Catarina), em Lages, estudaram ontem (17) o Lineamenta, documento para próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, prevista para 2012. O tema é “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.

O arcebispo dom Wilson Tadeu Jönck, o presidende da CNBB Sul 4,  defendeu que a necessidade do estudo da Linementa. Ao mesmo tempo, dom Manoel Francisco assinalou que o documento é aberto a sugestões de toda a Igreja, e que um grupo de pessoas possa fazê-las pelo regional.

O texto possui três capítulos, “Tempo de uma nova evangelização”, “Proclamar o Evangelho de Jesus Cristo”,
“Iniciar a experiência cristã”.
O primeiro capítulo descreve o nascimento do conceito da nova evangelização e a sua propagação, e, em seguida, são apresendos seis cenários que nas últimas décadas interpelam a Igreja e exigem uma resposta adequada. a secularização, o fenômeno migratório, os meios de comunicação, o cenário econômico, a pesquisa científica e tecnológica, o panorama político.
“A finalidade da evangelização, e, a fortiori, da nova evangelização é o anúncio do Evangelho e a transmissão da fé”, é citada no segundo capítulo.
O terceiro capítulo propõe uma reflexão sobre os instrumentos da Igreja para introduzir a fé, sobretudo acerca da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e a Eucaristia, tocando em várias questões relacionadas com a administração destes sacramentos.