Representantes de SC discutem propostas para a pastoral da educação. Da esquerda para a direita: Adriane (Joaçaba), Cladmira (Joaçaba), Padre Luis Chang (Florianópolis), Maria (Tubarão), Loudes (Joaçaba), Ir. Sueli (Florianópolis).

Representantes de SC discutem propostas para a pastoral da educação. Da esquerda para a direita: Adriane (Joaçaba), Cladmira (Joaçaba), Padre Luis Chang (Florianópolis), Maria (Tubarão), Lourdes (Joaçaba), Ir. Sueli (Florianópolis).

O I Encontro da Pastoral da Educação do Sul, realizado em Florianópolis, de 30 de agosto a 01 de setembro, motivou a organização deste setor em Santa Catarina. Para isso os sete participantes catarinenses, de Joaçaba, Tubarão e Florianópolis apoiaram a criação de grupo de trabalho regional.

O compromisso de articular da Pastoral da Educação nos regionais nasceu no décimo sexto encontro nacional realizado ano passado. A meta era de que entre setembro de 2012 a agosto de 2013, acontecesse articulação da pastoral em cada Regional e uma coordenação em cada diocese.

— O trabalho é viável. Encaminhamos a formação de uma equipe que comece a pensar o regional — explicou Maria Della Giustina, encarregada pela diocese de Tubarão para fazer o primeiro vínculo com a proposta.

Para Adriane Bernardo, que é servidora na educação municipal em Joaçaba, a iniciativa é válida porque ajuda a educação. “A ideia da diocese é que a gente comece e dê continuidade à Pastoral da Educação mais tarde”, disse.

De acordo com secretário-executivo do Regional Sul 4 da CNBB, Ademir Freitas, a iniciativa deve envolver também outros dois setores subordinados à mesma comissão episcopal: educação religiosa e cultura, que atuarão em colaboração com pastorais afins, como as sociais.

Com a realização deste encontro e a criação da comissão regional, inicia-se a resposta a outro compromisso relacionado na carta publicada pela Comissão Episcopal para a Cultura e Educação, no evento nacional, “de agosto de 2013 a novembro de 2014, cada Regional buscará sistematizar sua equipe Regional, com uma pessoa de referência, bem como uma coordenação em cada diocese”.