Dom Manoel foi bispo de Chapecó desde 21 de fevereiro de 1999 (Foto: Daiane Servo/Diocese de Chapecó)
Dom Manoel foi bispo de Chapecó desde 21 de fevereiro de 1999 (Foto: Daiane Servo/Diocese de Chapecó)
O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira dom Manoel João Francisco novo bispo da diocese paranaense de Cornélio Procópio. Em dois meses ele iniciará a missão no norte do Estado vizinho, até lá segue em Chapecó na condição de administrador apostólico.

Em carta aberta, dom Manoel desejou que sua “partida também seja ocasião de bênçãos, tanto para a Diocese de Chapecó, quanto para a Diocese de Cornélio Procópio”. Ele também fez três pedidos. O primeiro é um pedido de perdão por falhas de omissão e ação. O segundo é “que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros”. Por fim, ele pediu que os diocesanos rezem desde já pelo novo bispo, que ainda não foi designado.

O novo bispo de Cornélio Procópio termina afirmando que terá os fiéis da ex-diocese diariamente em suas orações e que levará saudades.

A Diocese de Chapecó também emitiu nota. Segundo o texto, a decisão foi uma surpresa e expressa “sincero agradecimento a dom Manoel pelos 15 anos de pastoreio dedicados junto ao povo do Oeste de Santa Catarina”.

Dom Getúlio Teixeira Guimarães, pediu a renúncia em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico, o que foi atendido pela Santa Sé.

Trajetória

Dom Manoel João Francisco é natural de Machados, Itajaí (SC). Recebeu a ordenação presbiteral em 8 de dezembro de 1973, em Navegantes (SC). Foi nomeado bispo em 28 de outubro de 1998. É bispo de Chapecó desde 21 de fevereiro de 1999.

Entre 2003 e 2007, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. Também atuou como referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no regional Sul 4 (Santa Catarina). Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).