Em carta aberta, dom Manoel desejou que sua “partida também seja ocasião de bênçãos, tanto para a Diocese de Chapecó, quanto para a Diocese de Cornélio Procópio”. Ele também fez três pedidos. O primeiro é um pedido de perdão por falhas de omissão e ação. O segundo é “que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros”. Por fim, ele pediu que os diocesanos rezem desde já pelo novo bispo, que ainda não foi designado.
O novo bispo de Cornélio Procópio termina afirmando que terá os fiéis da ex-diocese diariamente em suas orações e que levará saudades.
A Diocese de Chapecó também emitiu nota. Segundo o texto, a decisão foi uma surpresa e expressa “sincero agradecimento a dom Manoel pelos 15 anos de pastoreio dedicados junto ao povo do Oeste de Santa Catarina”.
Dom Getúlio Teixeira Guimarães, pediu a renúncia em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico, o que foi atendido pela Santa Sé.
Trajetória
Dom Manoel João Francisco é natural de Machados, Itajaí (SC). Recebeu a ordenação presbiteral em 8 de dezembro de 1973, em Navegantes (SC). Foi nomeado bispo em 28 de outubro de 1998. É bispo de Chapecó desde 21 de fevereiro de 1999.
Entre 2003 e 2007, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. Também atuou como referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no regional Sul 4 (Santa Catarina). Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).