Os coordenadores regionais dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs) perceberam que muitos dos seminaristas, pelo Brasil afora, perderam seus entes queridos por causa da pandemia. Além disso, houve e há seminaristas, seus familiares, formadores, reitores e bispos que contraíram o vírus e muitos estão passando por momentos de desânimo e provação por causa da doença.
Diante dessa realidade, o Comise Nacional propôs a ideia de expressar, através da oração, sua solidariedade e comunhão com todos os que foram diretamente afetados pela pandemia, por meio de uma Semana de Oração. Além disso, a iniciativa visa lembrar e rezar, também, pelos agentes de saúde e pelos que faleceram.
Lucas Tadeu, seminarista e coordenador nacional do Comise, em entrevista ao portal da CNBB, disse que o objetivo da iniciativa era se solidarizar através da oração com as pessoas que sofrem e que estão perdendo seus entes queridos. “Só no Estado do Amazanas 90% dos seminaristas contraíram o coronavírus, então é algo que está muito forte, muito presente naquele estado e, por isso, precisamos estar unidos em oração”.
Com o tema “Unidos na oração, solidários na provação”, a iniciativa reunirá diversos convidados ao longo desta semana, de 6 a 10 de julho, para uma série de lives. “Estamos passando por um tempo difícil onde nós temos que cada vez mais nos ajudar, então é tempo de nos solidarizarmos, cuidarmos uns dos outros e isso também é ser missionário e faz parte do carisma do Comise”, explica Lucas.
Nesta segunda, dia 6, às 20h30, o convidado da live é o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo. As lives poderão ser acompanhadas pelo instagram do Comise Nacional (@comisenacionaloficial).
A iniciativa tem também o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).
Programação das lives
06/07: Dom Walmor Oliveira de Azevedo (Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB);
07/07: Padre Jerônimo Batista de Araújo, Presidente da OSIB, que também é formador dos seminaristas de Teologia da Diocese de Caicó (RN);
08/07: Padre Maurício da Silva Jardim, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil (POM);
09/07: Irmã Maria Inês Ribeiro, Presidente da CRB;
10/07: Alef Braga, seminarista de Manaus e coordenador do COMISE do regional Norte 1 da CNBB.