Começou na manhã desta terça-feira, 26 de fevereiro, em Brasília (DF), a primeira reunião do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste ano de 2019. O encontro que reúne a Presidência da entidade e os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais é o penúltimo com a formação atual, que deve ser modificada com a eleição de novos membros na 57ª Assembleia Geral da CNBB, no próximo mês de maio.

Na pauta do encontro desta semana, a análise de conjuntura, estudo de parte do texto da Campanha da Fraternidade de 2020, apresentação de atribuições das Comissões Episcopais Pastorais, orçamento das comissões e reunião dos presidentes das comissões com seus assessores.

Dom Guilherme Werlang, dom Murilo Krieger e dom Leonardo Steiner | Foto: CNBB/Daniel Flores

Outros temas foram adicionados à pauta no início da reunião a pedido dos bispos: uma partilha sobre a visita do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e a Cooperação Intereclesial, padre Antônio Niemiec, à Guiné Bissau; o texto do Programa Missionário Nacional; e a acolhida dos documentos divulgados pela Santa Sé após o Sínodo para a Juventude, como o texto final e a exortação apostólica do papa Francisco que deve ser apresentada no dia 25 de março.

No início da reunião, que é presidida pelo vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, também foram apresentados o novo diretor do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), padre Paulo Adolfo, o novo subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, que estará no cargo até a Assembleia Geral, acumulando a assessoria da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.

Ausências
O arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, não participa desta reunião do Consep, pois está em Roma, no Seminário de Estudos sobre o Especial para a Amazônia.

Também está ausente o bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, dom Pedro Carlos Cipollini.

O Consep é o órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral e do Conselho Permanente da CNBB, cabendo-lhe promover e coordenar a Pastoral Orgânica, em âmbito nacional. A reunião vai até amanhã, na sede provisória da CNBB, em Brasília.

Com informações da CNBB.