A comissões Diocesana e Regional da 24ª Romaria da Terra e das Águas envia carta às Dioceses do estado de Santa Catarina com informações e orientações sobre a organização do evento. Leia na íntegra:

 

24ª Romaria da Terra e das Águas

Mata Atlântica, Nossa Casa Comum

“Visitas a terra e a regas, enchendo-a com tuas riquezas” (Sl 65,10a)

Cordiais Cumprimentos!

A 24ª Romaria da Terra e das Águas, em seu processo de construção, reuniu seis vezes a Comissão Estadual e três vezes a Comissão Diocesana. Grupos de serviços também fizeram e ainda farão outras reuniões específicas. Tanto esforço para que juntos realizemos uma grande “marcha da Igreja em Santa Catarina, de conversão ecológica e de compromisso com o cuidado da Casa Comum que Deus a todos confiou” (Texto Base, 191).

Além das orientações já apresentadas na carta ao povo, seguem outros pedidos e informações às dioceses:

  • Não esquecer de informar o número previsto de romeiros e romeiras provenientes de sua diocese, até o dia 15 de agosto: (48) 3622-1504 [Nete]; (48) 99605-3505 – WattsApp [Pe. Lino]; [email protected] [Pe. Lino].
  • Para a Celebração Inicial: Trazer uma planta, não muito pequena, de espécie nativa da mata atlântica, bastante presente na sua região, e símbolos que representem realidades regionais ou lutas em favor do povo da terra e das águas e contra a degradação ambiental.
  • Para a Celebração de Encerramento (caminhada), trazer cinco pessoas – por Diocese – caracterizadas de camponeses para fazerem a plantação de cinco mudas da mata atlântica; e uma pessoa caracterizada de camponesa para regá-las. A plantação simbólica de 50 mudas será feita durante a caminhada, na 1ª parada. As mudas e os regadores estarão disponíveis no local.
  • Participação dos Bispos nas Celebrações:
  • Dom João Francisco, bispo da diocese que acolhe a Romaria, preside a Santa Missa.
  • Dom Mário Marquez, bispo referencial das Pastorais Sociais, faz a oração e a bênção das sementes e plantas.
  • Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Equipe responsável pela cruz de cedro, faz a oração diante da cruz.

Atenciosamente,

Comissões Regional e Diocesana da Romaria