No lançamento do processo da Jornada Mundial dos Pobres no Brasil na última terça-feira, 14 de setembro, às 10h, o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, reforçou ser importante que cada diocese e Igreja particular, cada pastoral, organismo, comunidade e grupo da Igreja no Brasil procure organizar e viver em sua localidade a Jornada Mundial dos Pobres (JMP) 2021.

Neste sentido, a Equipe Executiva da JMP 2021 e a Comissão de Comunicação da Jornada organizaram e produziram uma série de materiais de reflexão (cartilhas e textos) e de divulgação da jornada. Isto inclui cards e breves vídeos de divulgação em redes sociais, spots para rádios e vts para tvs e banners que podem ser impressos nas comunidades onde se realizar a jornada.

Organizada em arquivo PDF, a cartilha, com 41 páginas, conta com apresentação do secretário-geral da CNBB, leva a mensagem do Papa Francisco para a jornada e  com capítulos que aprofundam as questões em “Tempo para discernir, escolher” e “Tempo para Fazer”. No capítulo de “Ações Transformadoras” são apresentadas um conjunto de ação em desenvolvimento pela Igreja no Brasil “Ação Solidária Emergencial”, “Pacto pela Vida e pelo Brasil” e “6ª Semana Social”, entre outros, como caminhos de ações concretas que podem ser feitas localmente.

Acesse todos os materiais da Jornada Mundial dos Pobres 2021, incluindo a cartilha, aqui.

No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7. E optou-se por fazer não apenas um evento de lançamento, mas oferecer a possibilidade um itinerário e um processo para não apenas chamar a atenção mas provocar a ações solidárias aos empobrecidos. As próximas atividades da jornada estão no calendário abaixo.

Calendário Jornada Mundial dos Pobres 2021 no Brasil

14 de outubro
Seminário Nacional de formação da Jornada Mundial dos Pobres
Horário: Às 9h30 às 12h30
Onde: formato online

7 a 14 de novembro
Semana nacional do gesto concreto da JMP 2021

13 de novembro
Celebração Eucarística
Horário: Às 7h
Onde: Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília-DF – transmitida ao vivo pela Tvs Católicas

14 de novembro
Dia Mundial dos Pobres: Manifesto pela Vida
Formato texto e vídeo, áudio

Pedagogia do Papa Francisco

O bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, afirmou que as Jornadas Mundiais dos Pobres, já na sua quinta edição, fazem parte de uma pedagogia do Papa Francisco. “O Papa não propõe um caminho, mas aponta processos que vão amadurecendo com o tempo e nos convida para que o Evangelho seja melhor vivido. Na medida que o Espírito Santo age, vamos aprendendo”, disse.