O Conselho Missionário (COMIRE),  do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou nos dias 30 e 31 de julho, no Centro de Formação Católica de Lages (SC), uma reunião com representantes das dioceses do estado de Santa Catarina. Durante o encontro, os participantes estudaram o tema do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa Francisco e a ‘Carta Apostólica Maximum Illud’ do Papa Bento XV, escrito que deu novo impulso a responsabilidade missionária e foi um grande avanço para o início da modernidade.

Padre Celso (coordenador do COMIRE) e dom Odelir. Foto: Divulgação.

O encontro, com atividades assessoradas pelo padre Celso Carlos Puttkamer dos Santos, coordenador regional do COMIRE, também foi espaço para as partilhas do 5º Congresso Missionário Americano realizado na Bolívia, onde padre Edivandro Frare da Diocese de Chapecó, Rubia Bussi da Diocese de Blumenau e Zenir Gelsleichter da Arquidiocese de Florianópolis representaram o COMIRE. Também houve a partilha do IV Encontro Nacional para Formadores das Santas Missões Populares, com a colaboração de Zenir Gelsleichter.

O bispo de Chapecó e referencial para a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 4 da CNBB, dom Odelir José Magri, apresentou o  Programa Missionário Nacional. Dom Odelir ainda apresentou os encaminhamentos de estudo para os Conselhos Missionários Diocesanos em vista da preparação para a Assembleia do COMIRE, que acontecerá em 28 a 30 de setembro deste ano.

Outra pauta da reunião foi a articulação das dioceses catarinenses para a participação no Sulão das Santas Missões Populares que será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto em Florianópolis (SC).

CNBB Sul 4 com informações de Zenir Gelsleichter.