Começou na manhã desta sexta-feira, 24 de agosto, a 51ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), espaço de comunhão eclesial entre as dez dioceses do estado de Santa Catarina. O evento acontece no Centro de Formação Católica de Lages (SC) e reúne o episcopado catarinense, os coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, ecônomos diocesanos e representantes das pastorais, movimentos, organismos e serviços da Igreja.

A 51ª Assembleia tem como tema ‘Igreja: lugar da animação da vida e da pastoral’, terceira Urgência da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Plano Regional de Pastoral. A temática contará com a assessoria do arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Biblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo.

Além das reflexões referentes ao tema principal, outros pontos como a avaliação do atual Plano Regional de Pastoral (2015-2019) e preparação do novo plano para o próximo quadriênio (2020-2023) estarão dentro das reflexões da Assembleia. A articulação para a 6ª Semana Social Brasileira, a Campanha da Fraternidade, os Fundos Diocesanos de Solidariedade e o Dia Mundial do Pobre também estão na programação juntamente com a apresentação de uma nova versão do Regulamento do Conselho Episcopal Regional e dos Organismos Subsidiários (Estatuto do Regional). Assuntos ligados ao Ano Nacional do Laicato, e a atuação dos leigos na vida da Igreja e da sociedade, também entram na pauta.

Celebração de Abertura

Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

Dinamizada com a apresentação dos participantes, a 51ª Assembleia Regional de Pastoral foi iniciada com um momento orante que convidou a todos os presentes a entrarem no clima do tema geral do evento. Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, acolheu a todos os participantes e agradeceu a presença significativa de cada expressão da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina.

“Somos irmanados neste dia pela ação da Alegria do Evangelho que nos iluminará durante toda a nossa Assembleia”, declarou dom João Francisco Salm. O bispo disse ainda, que, “esta edição da Assembleia de Pastoral tem como principal objetivo a busca de unidade no serviço evangelizador no que se refere à utilização da Palavra de Deus como eixo central das atividades pastorais”.

Novos Participantes

Dom João Francisco Salm e Dom Guilherme Antônio Werlang. Foto Franklin Machado/ CNBB Sul 4

Na fala de abertura, dom João Francisco Salm acolheu as pessoas que participam pela primeira vez na Assembleia Regional de Pastoral, de uma forma especial, o bispo de Lages (SC), dom Guilherme Antônio Werlang. Dom Guilherme tomou posse como bispo diocesano de Lages e se incorporou ao episcopado do Regional em 17 de março de 2018.

A Assembleia Regional de Pastoral continua até o almoço de amanhã, 25 de agosto, e você pode acompanhar os melhores momentos, fotos e vídeos através das redes sociais oficiais do Regional Sul 4 da CNBB no Facebook e Instagram.