Centro de Formação Católica em Lages (SC) – 29 de outubro de 2023
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 4, um organismo de representação dos cristãos leigos e leigas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), concluiu sua 3ª Assembleia Regional. Com o tema “Profecia e esperança na construção de uma sociedade justa e fraterna” e o lema “Alarga o espaço da tua tenda…” (Is 54,2), a Assembleia, realizada de 27 a 29 de outubro, abordou questões para fortalecer o CNLB-SC na Igreja e a sociedade.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar dois temas centrais. Cleber César Buzatto, secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) de Santa Catarina, ofereceu uma metodologia de análise da conjuntura política, econômica, social e cultural do Brasil e de Santa Catarina. Em sua abordagem, Buzatto enfatizou a importância de compreender os atores sociais e os interesses que impulsionam as dinâmicas políticas.
Segundo Buzatto, “Analisar constantemente a conjuntura é a tarefa número um dos agentes pastorais/sociais/políticos que se propõem a agir sobre a realidade, buscando a sua alteração”. As discussões destacaram as mudanças no campo político e suas influências diretas no cenário social e econômico, especialmente em decorrência das eleições de 2022, que resultaram em uma nova configuração governamental e uma mudança de postura significativa.

Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, assessor permanente do CNLB da CNBB Nacional, apresentou aos participantes a estrutura e as atribuições do Conselho Nacional do Laicato do Brasil. Fundado em 1975 como Conselho Nacional de Leigos (CNL), o CNLB busca integrar os cristãos leigos e leigas dos movimentos e pastorais, incentivando uma participação ativa na vida comunitária e nas atividades sociais. Além disso, o CNLB tem como objetivo promover a formação e capacitação do laicato, incentivando a descoberta da identidade, vocação, espiritualidade e missão dos cristãos leigos e leigas, em consonância com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Durante a assembleia, foram delineados planos de ação específicos para fortalecer a presença e a atuação do CNLB no Regional Sul 4, bem como foi lido e aprovado o Regimento Interno do CNLB-SC. O encontro reforçou o compromisso dos participantes em fortalecer a dimensão profética, missionária e transformadora da realidade nos diferentes contextos em que os cristãos leigos e leigas estão inseridos.
Matéria e Fotos: Jaison Alves da Silva