Felipe Candin apresentou carta pedindo criação do Conselho Estadual de Juventude (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)

Felipe Candin apresentou carta pedindo criação do Conselho Estadual de Juventude (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)

Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) promoveu na noite do dia 04 de março uma sessão solene em homenagem a Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema é “Fraternidade de Juventude”. A proposição foi o deputado Padre Pedro Baldissera (PT).

Felipe Candin solicitou, em nome dos jovens catarinenses, a criação do Conselho Estadual de Juventude, cuja lei já foi aprovada pelos deputados. A carta aberta lida por ele diz que a criação do órgão é necessária para que os jovens influenciem nas políticas públicas que podem garantir qualidade de vida e os direitos sociais de que precisam ter acesso.

Padre Pedro, que é 2º Vice-Presidente do parlamento, garantiu que ir á encaminhar o documento ao poder executivo, que é responsável pela sua instalação.

O coordenador da juventude da CNBB Regional Sul 4, Uilian Dalpiaz, voltou a apontar a necessidade do conselho de juventude no Estado quando fez o seu pronunciamento. Ele também pediu que o parlamento mantivesse as portas abertas para a juventude.

Jovens da Pastoral da Juventude representaram, em uma peça, os problemas que enfrentam, como o desemprego e a violência. E também anunciaram alternativas, como inclusão, paz, saúde e educação.

Em seu pronunciamento, o arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck agradeceu ao deputado Padre Pedro e à Assembleia Legislativa pela iniciativa. Ele também explicou que “a Igreja quer refletir sobre a importância do jovem. O jovem tem um lugar especial e é também sujeito de uma preocupação especial. Fazer com que assuma seu papel na igreja e na sociedade é o objetivo da campanha”.

Dom Wilson destacou “os jovens se sentiram muito à vontade” no plenário da ALESC e apontou o local como um “instrumento para transformação da sociedade”. Para atuar na sociedade e atingir suas metas pessoais, o jovem precisa preparar-se.

— É importante para a vida do jovem que ele consiga se preparar pessoalmente. Para isso, nós propomos os valores do Evangelho. Não tenhamos medo de apresentar aquilo que o evangelho nos ensina para que o jovem possa incorporar isso na sua personalidade. É uma ajuda substancial no desenvolvimento do próprio jovem e da sua personalidade.

Segundo Padre Pedro Baldissera, em sua 50ª edição a campanha visa acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade melhor.

— Propor ao jovem um resgate para as transformações e libertações na sociedade é a razão maior desta campanha — analisou.

Baldissera lembrou que, em 1992, a igreja no Brasil, por intermédio da CF, tratou a juventude como tema central convocando as pessoas à reflexão.

Durante a solenidade, o arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, recebeu homenagem do Poder Legislativo pela evangelização em prol da juventude. Jovens coordenadores da Pastoral da Juventude e dos Setores Juventude.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, Joares Ponticelli (PP), e contou com a participação do deputado Neodi Saretta (PT) e autoridades da polícia e forças armadas. Membros das dioceses de todo o estado e centenas de jovens, muitos vindos do Oeste de Santa Catarina.

Entre eles, estava Vanessa Herrmann, 17 anos, que atua desde 2012 na PJ em São Carlos, distante 605 quilômetros de Florianópolis.  A cidade fica na Diocese de Chapecó, de onde vieram 26 jovens.

— É a primeira vez que eu venho na ALESC, valeu apena, apesar da distância. A carta que o Felipe leu é ótima e gostei muito da motivação da juventude  aqui — declarou.