Padres dehonianos recordaram sua permanência centenária na cidade (Foto: Divulgação)

A Paróquia São Sebastião comemorou os 100 anos de presença dos padres dehonianos em Jaraguá do Sul (SC). No domingo (2), cerca de mil pessoas estiveram na igreja matriz para celebração de agradecimento à presença dos padres do Coração de Jesus. A missa foi presidida pelo superior provincial do Sul do Brasil, padre Leo Heck.

Um vídeo foi exibido com a memória da congregação na cidade no ínício da celebração. Em seguida, foi lida uma mensagem enviada pelo superior geral dos dehonianos. Padres Leo e Donizeti Queiroz, pároco, descerraram uma placa comemorativa ao lado da Igreja.

Momentos

A entrada da Bíblia, aconteceu em procissão pelos corredores da igreja, trazida por dois padres, representando os primeiros dehonianos e a geração atual. Na Bíblia, havia fitas com as cores dos continentes, recordando o início do mês missionário.

Durante o ofertório, a comunidade apresentou símbolos que recordaram alguns momentos da história de vida, fé e evangelização em Jaraguá do Sul. No final, seminaristas de Rio Negrinho apresentaram alguns valores anunciados pelos dehonianos, entre eles, “comunhão eclesial” e “solidariedade reparadora”.

– Foram anos de conquistas e realizações coordenadas pelos padres e religiosos dehonianos que por aqui marcaram e marcam sua história, sempre unidos à incansável colaboração dos fiéis que não mediram esforços, das mais diversas formas, para manter a vida, a fé e a evangelização em Jaraguá do Sul – avaliou, depois da missa, o padre Diomar Romaniv, vigário paroquial.

Os primeiros padres, Henrique Müller e Pedro Fraken, chegaram em outubro de 1911 na cidade.