A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Direitos Humanos, juntamente com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 4 (Santa Catarina), realizaram nesta segunda-feira, dia 22 de maio, às 19h, Audiência Pública com o tema da Campanha da Fraternidade 2023 (CF 2023) “Fraternidade e Fome” e com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16).

Neste ano, a pauta propôs a reflexão e o enfrentamento ao flagelo da fome por meio de compromissos que transformem a realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Ao final da audiência, Juliana Kades, articuladora regional das pastorais sociais da CNBB Sul 4, e Aline Ogliari, assistente social da Cáritas de Santa Catarina, leram uma Carta Aberta para os Gestores e Gestoras Estaduais e Municipais frente a situação da Fome em Santa Catarina. A carta cita números da situação da fome no Brasil, em especial, dados de Santa Catarina na qual cerca de 900 mil pessoas estão passando por insegurança alimentar moderada ou grave.

A carta destaca que as ações rápidas e emergenciais são necessárias como a distribuição de cestas básicas e de cartões-alimentação, mas não pode ficar somente no assistencialismo é preciso ir além, e apresenta algumas medidas urgentes e estruturais, como: “a criação e o fortalecimento de Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, de Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, bancos públicos de alimentos e sementes; fortalecimento da agricultura familiar, camponesa e agroecológica; restrição e desestímulo à liberação e ao uso de agrotóxicos e transgênicos”.

Por fim, convida toda população catarinense a se envolver em iniciativas que visão a superação da fome e contribuir com a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Confira a carta, na integra, que foi redigida pela CNBB Sul 4 e Cáritas/SC.

Por CNBB Sul 4 | Foto: Jaison Alves da Silva