Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Gelson Nezi apresenta a imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida após a missa no Itesc. (Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)

No contexto da celebração dos 60 anos da Cáritas Brasileira, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, que percorre os regionais sulinos da entidade, chegou hoje, 16, em Florianópolis.

Gelson Nezi, secretário executivo do regional Santa Catarina, explicou que o V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira acontecerá em Aparecida, SP, por isso, “Nossa Senhora Aparecida vem junto na mística e na espiritualidade dele”.

— O congresso refletirá as prioridades que nós temos, que são três, a promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável; defesa e promoção de direitos, mobilizações e controle social das políticas públicas; e a organização e fortalecimento da Rede Cáritas. Mas, talvez, nesse congresso, o Espírito Santo nos conduza para outro lado —, explicou.

Nezi convidou os seminaristas de teologia, presentes na missa, a criarem momentos de oração com a imagem nos seminários e também a visitarem o escritório da Cáritas para conhecerem as iniciativas da instituição. “Estamos sempre abertos às parcerias e propostas”, revelou.

O secretário executivo do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Luciano do Santos, na homilia, apontou que para estar intimidade com o Pai “é preciso estar em sintonia com os gritos de todos os irmãos e de todas as irmãs pelo pão de cada dia. E nisso, a Cáritas tem realizado um trabalho belíssimo reconhecido internacionalmente, buscando o Reino de Deus em primeiro lugar”.

No caminho com a padroeira do Brasil

Até agosto, a imagem será levada às dioceses catarinenses em um roteiro ainda não divulgado, enquanto isso, permanecerá disponível para visitação na sede do regional.

O sexagésimo aniversário da Cáritas Brasileira será dia 12 de novembro. O V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira está agendado para 09 a 13 do mesmo mês, quando as imagens peregrinas checarão em caravanas provenientes de todas as regiões do país.