Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Feira ofereceu produtos e serviços para a comunidade (Foto: Divulgação)

A “Feira da Saúde” em Orleans, SC, dia 14, ofereceu informações sobre saúde preventiva e curativa, alimentação correta, tratamentos fitoterápicos e exames simples. A atividade foi realizada pela equipe de coordenação da Campanha da Fraternidade da paróquia, composta por diversas entidades.

— A partir das 7h30, mesmo com a ameaça de uma esperada chuva, os feirantes já estavam muito animados, embora apreensivos, montando suas barracas para a tão anunciada Feira da Saúde. Sem medo da chuva, que logo resolveu dar uma folga, as Entidades que compõem a Equipe de Programação e realização da CF 2012, deixaram a Praça Celso Ramos toda enfeitada e pronta para receber os visitantes — contou a coordenadora Rosa Junkes Della Giustina.

Profissionais e agentes de pastoral ofereceram ao público presente orientações sobre fatores de risco, sinais e sintomas de uma doença cardíaca, realização de exames de ECG (eletrocardiograma), testes de HIV e Hepatite, aferição da pressão arterial, medição do IMC (índice de massa corporal), orientando e disponibilizando tabela de programação alimentar para controle de peso, tratamento facial, massotereapia, orientações para a realização do auto-exame de mama, a importância do exercício físico, sobre saúde bucal com distribuição de kits odontológicos.

Além da oferta dos serviços, o cidadãos receberem impressos sobre a carta dos direitos dos usuários da Saúde e orientações práticas para a utilização do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a ganrantia dos direitos relacionados à saúde pública.

A educação ambiental também fez parte do evento. Foram distribuídas mudas de arvores frutíferas, sacolas ecológicas para carros, folders e panfletos com orientações e dicas sobre, preservação da saúde e do meio ambiente.