A sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília recebe nesta quinta, 11 de agosto, o Encontro dos Bispos Referenciais da Missão. Os participantes são os responsáveis pela animação missionária nas dioceses de cada regional que compõem a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao longo do dia, participam 15 bispos, do total de 19 regionais, sendo que quatro bispos referenciais não puderam se fazer presentes por motivos de saúde.

Na parte da manhã, foi realizada a partilha da vida missionária nos Regionais, apresentando informações sobre a articulação, o fortalecimento dos concelhos missionários, partilha do projeto Igrejas Irmãs, entre outros temas. Ao longo do dia, o Programa Missionário Nacional terá um espaço especial na programação, avaliando sua implantação nos regionais do Brasil e pensando possíveis passos para os próximos anos.

Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, destaca a importância deste encontro:

“Esse dia precede a Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA), que há quase 3 anos estava sem encontros presenciais devido à pandemia. Esse dia com os bispos referenciais da missão tem como objetivo partilhar a realidade vivida em cada regional, buscando reconhecer as dificuldades bem como os aspectos de novas realidades surgidas a partir deste período desafiador para a Igreja com relação à animação missionária. O despertar para a solidariedade neste contexto de sofrimento e a conexão com a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, o Sínodo para a Amazônia e o Sínodo sobre Sinodalidade foram destaques nas partilhas ouvidas. Temos percebido que, mesmo sem os encontros mais presenciais nas dioceses, a realidade da missão tem ganhado lugar privilegiado nesses espaços mais amplos da Igreja”, destacou o presidente.

 

Com informações das POM