Continua em Nova Veneza, sul do estado de Santa Catarina, o encontro entre bispos e coordenadores diocesanos de pastoral. O evento que reúne as dez dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo promover a comunhão na ação evangelizadora da Igreja no estado. Ontem, 03 de julho, segundo dia de atividades do evento, novamente em salas separadas, bispos e coordenadores de pastoral trabalharam e refletiram sobre diversos temas nos âmbitos pastoral e administrativo.

Os bispos, durante toda a manhã, estiveram reunidos com os representantes da Fundação Dom Jaime de Barros Câmara. A instituição, que é responsável pela manutenção da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) e pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), espaços de formação de leigos e dos seminaristas das dioceses catarinenses e congregações religiosas, é gerida pelos dez bispos de Santa Catarina.

Já os coordenadores diocesanos de pastoral, também na parte da manhã de ontem (03), tiveram o desafio de avaliar uma proposta de Escola Regional de Fé e Cidadania, que será apresentada nesta quinta-feira para os bispos. Os coordenadores também ajudaram a pensar as indicações sobre as comemorações dos 50 anos da instalação do Regional Sul 4 da CNBB, entre eles a oração do jubileu que em breve será divulgada.

Peregrinação – Na parte da tarde do segundo dia do encontro, os participantes visitaram o Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, no interior do município de Nova Veneza. Fundado na década de 60, o Santuário é um lugar de importante peregrinação na região. A visita foi guiada pelo reitor, padre Valdemar Carminati.

Fotos do segundo dia (Fotos: Franklin Machado/CNBB Sul 4):

Integração – Nesta quinta-feira, a reunião será unificada entre os bispos e os coordenadores de pastoral. Durante todo o dia, os bispos irão refletir as propostas e alternativas de ação que serão apresentadas pelos coordenadores, fruto das reuniões privativas dos últimos dias. Dentre as propostas estão os encaminhamentos para a construção das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional e a aprovação da programação da 52ª Assembleia Regional de Pastoral.

Acompanhe outras informações acessando as redes sociais do Regional seguindo o @cnbbsul4.