Os Bispos da Conferência Nacional do Bispos do Brasil – CNBB, do Regional Sul 4, estiveram reunidos em Florianópolis para o Conselho Episcopal Regional – CONSER. Dentro da programação, além de reuniões privadas, os bispos participaram do aniversário de 50 anos do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) criado em 10 de janeiro de 1973; encontro com a coordenadora regional da Pastoral da Criança e uma reunião com a mantenedora, Fundação Dom Jaime de Barros Câmara, para a prestação de contas.
Durante as reuniões privadas, um dos assuntos que foi abordado era a escolha do novo Secretário Executivo Regional. Entre os nomes apresentados, os bispos escolheram Pe. Antonio Marcos Machado Madeira, presbítero da Diocese de Criciúma, que aceitou prontamente a missão de estar a frente da secretaria executiva.
Biografia de Pe. Antonio Madeira
Pe. Antonio Marcos Machado Madeira, nasceu no dia 13 de abril de 1980, no município de Lauro Muller (SC). Filho de Antonio Grassi Madeira e Eva Terezinha Machado Madeira. Cursou Filosofia no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Brusque – SC (2002-2004) e Teologia pela Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), concluindo em 2008. Obteve a revalidação do Curso Superior de Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Realizou o Curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem teórico-prática, em nível de pós-Graduação Lato Sensu, promovido pelo SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação, em convênio com a PUC-SP. (2006/20007). Realizou o Curso de Extensão sobre Arte Sacra e Liturgia: Nas origens e na Evangelização, promovido pelo ITESC (2008) e Pós-Graduação lato sensu para Formadores de Seminários e Casas de Formação, oferecido pela faculdade Dehoniana, em parceria com a OSIB (2016-2018). Foi ordenado diácono, pela prece e imposição das mãos de Dom Paulo Antonio De Conto, na Catedral São José de Criciúma, no dia 08/03/2009 e presbítero pela prece imposição das mãos de Dom Jacinto Inácio Flach, em 18 de dezembro de 2009, na igreja matriz, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Lauro Muller (SC).
Atuou na Diocese de Criciúma como Vigário Paroquial e pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá (2009-2015). No ano de 2015, por um período, acumulou a função de administrador da paróquia São Pedro Apóstolo – Balneário Arroio do Silva. Foi reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina – SEFISC – (2016-2020). Com a função de Reitor do SEFISC, auxiliava na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus – Brusque, aos finais de semana com celebrações nas comunidades. Foi Orientador Espiritual, de alguns seminaristas da Arquidiocese de Florianópolis, residentes no Seminário de Azambuja. No dia 18/12/2020, assumiu a função de Pároco da Paróquia São Donato – Içara, serviço que exerce até o presente momento.
Pe. Antonio Madeira, foi membro do colégio de consultores da Diocese de Criciúma, participou do Conselho de Presbíteros e conselho de Formação, coordenador da Pastoral Presbiteral, Membro da coordenação Diocesana de Pastoral e Coordenador da Comarca de Araranguá, Assessor Diocesano da Pastoral Vocacional; Presidente da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), do Regional Sul 4 da CNBB.
Com informações Tiago Clezar (Setor de Comunicação da Diocese de Criciúma); Pe. Antônio Madeira | Fotos cedidas por Pe. Antonio Madeira