Para fomentar a colegialidade, o relacionamento, a ajuda recíproca e solidária e a ação comum entre os bispos do Regional – É com esta motivação que teve início na tarde desta segunda-feira, 02 de março, a assembleia anual do Conselho Episcopal do Regional Sul 4 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB). Com a presença de todo o episcopado catarinense, a reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) vai até a próxima quarta-feira (04), na sede da secretaria de pastoral do Regional, em Florianópolis (SC).

Oração das Horas Médias. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

As atividades foram iniciadas por volta das 14h de hoje (02), com a oração das Horas Médias na capela Santa Catarina, na sede da secretaria de pastoral. Logo após, os bispos se dirigiram para a sala de reuniões da casa, onde serão realizadas as reuniões privativas durante a assembleia. Dentro da programação do evento para os próximos dias, além de reuniões privadas, os bispos também farão uma visita à Faculdade católica de Santa Catarina (FACASC).

De acordo com o Regulamento do CONSER, no que se refere da natureza e missão do Conselho, é por meio deste órgão que a CNBB exerce sua Missão Evangelizadora no território catarinense. Para dom frei Severino Clasen, bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4, esta reunião do CONSER será um momento de planejar e estudar assuntos de interesse eclesial e social no estado de Santa Catarina. “Nós, os bispos de catarinenses vivemos em um momento de profunda solidariedade e ajuda recíproca. Estamos reunidos num espírito de colegialidade para que a Igreja em Santa Catarina seja forte e para que, na unidade, possamos bem pastorear o povo de Deus”, destacou o bispo.

Dom Severino ressaltou que ainda hoje (02) todos os bispos do CONSER participarão de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). A Sessão, que foi uma proposição do deputado estadual padre Pedro Baldissera, será realizada no plenário deputado Osni Régis na sede da casa legislativa, a partir das 19h, e será uma homenagem à Campanha da Fraternidade 2020 e aos 50 anos de instalação do Regional Sul 4 da CNBB.

Acompanhe no nosso portal e em nossas redes sociais os principais momentos assuntos da reunião do CONSER 2020.