“Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos TRABALHO, TERRA, TETO e PARTICIPAÇÃO!”- A Comissão Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Sul 4 da CNBB, lançou na manhã desta sexta-feira, 07 de agosto, um arquivo digital com três rodas de conversa em preparação para o 26 º Grito dos Excluídos e Excluídas. Com o tem ‘Vida em primeiro lugar’, a 26ª edição do Grito é um convite para a reflexão e um olhar aprofundado para a alarmante realidade brasileira nos campos político, econômico, cultural e social.
As três rodas de conversa debatem Trabalho, Terra e Teto, incentivando a participação popular, lema do Grito em 2020, e uma inspiração a partir dos três ‘T’, que foram gestados no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o Papa Francisco, em outubro de 2014, em Roma. No discurso Francisco convocou: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”.
A equipe de articulação das Pastorais Sociais da CNBB Sul 4 já realizou vários encontros de articulação para o Grito dos Excluídos e Excluídas junto às 10 Dioceses de Santa Catarina. Estas rodas de conversa ajudarão agora as Paróquias, CEB’s, Pastorais, Grupos de Família e Movimentos Sociais a aprofundarem também a temática em suas realidades, realizando encontro em pequenos grupos, aproveitando também a criatividade na utilização dos meios digitais para o estudo, sempre zelando pela segurança e a vida de todos.