As pessoas que integram a Pastoral do Surdo, Regional Sul 4, estiveram reunidas, de forma virtual, nos dias 18 e 19 de março de 2023, em Assembleia Eletiva. Durante o encontro foi trabalhado temáticas pertinentes à Pastoral do Surdo e eleita a nova Coordenação Regional.
O Coordenador Surdo, Vilmar Kulkamp, e a Coordenadora Intérprete Interina, Andréia Cristine Schork, acolheram a todos e conduziram a Assembleia. A intérprete Carlene Penha, da Pastoral do Surdo de João Pessoa-PB, deu seu testemunho de vida. A Coordenadora Intérprete Nacional, Jocimara Paiva Grillo, trabalhou o “Estatuto da Pastoral do Surdo no Brasil”. Ericka Macedo, Vice-cordenadora Surda do Regional Leste 2, apresentou o perfil de um coordenador surdo, enfatizando a autonomia dos surdos, a igualdade e o respeito. Além disso, fez a apresentação do Mapa Estrutural da Pastoral do Surdo Nacional e sua organização. Samuel Ferreira de Souza, Coordenador Surdo Nacional, abordou as atribuições de um coordenador surdo e o importante papel do agente da Pastoral do Surdo e suas responsabilidades.
Andréia Cristine Schork conduziu os encaminhamentos para a votação que foi por meio do voto individual do eleitor, no bate-papo do Google Meet, para cada função da Equipe Coordenadora. Foram eleitos, para o período de 2023-2024, a seguinte Coordenação Regional da Pastoral do Surdo:

– Coordenador Surdo: Vilmar Kulkamp (Diocese de Rio do Sul);
– Vice-cordenadora Surda: Graciela Krakecker Coutinho (Diocese de Joaçaba);
– Coordenadora Interprete: Andréia Cristine Schork (Diocese de Joinville);
– Vice-cordenadora Interprete: Sonia Spricigo (Diocese de Joaçaba);
– Secretária Surda: Patrícia Regina Frandoliso (Diocese de Chapecó);
– Vice-secretária Intérprete: Fernanda de Fátima Maciel (Diocese de Caçador);
– Tesoureiro Intérprete: Adilson Bernardi (Diocese de Joinville);
– Vice-tesoureira Intérprete: Maria Terezinha Seidel (Diocese de Joinville).
A votação foi gravada e salva na plataforma Google Meet.
Por CNBB Sul 4 | Foto: Print.