“Peço-lhes que procurem se escutar mutuamente e escutar os clamores de nossos irmãos e irmãs mais pobres e esquecidos” – Foi inspirado no convite que o Papa Francisco fez aos participantes da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que o Grupo de Reflexão Pastoral do Regional Sul 4 da CNBB, reunido virtualmente no último 3 de fevereiro, escolheu os apontamentos propostos pela Assembleia Eclesial como tema central da primeira reunião do Conselho de Pastoral em 2022, que acontece nos próximos dias 10 e 11 de março, na Casa de Retiros Vila Fátima, em Florianópolis (SC).

Membros do Grupo de Reflexão Pastoral reunidos no último dia 3 de fevereiro.

O Conselho Regional de Pastoral é um espaço de comunhão e avaliação da caminhada evangelizadora da Igreja em Santa Catarina. É composto pelos bispos diocesanos, representantes das dez dioceses catarinenses e coordenadores estaduais das Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos da Igreja Católica no estado.

De acordo com a carta convite enviada a todos os membros, inspirados nos apontamentos da Assembleia Eclesial, também entram na pauta os seguintes assuntos:

– A ação pastoral da Igreja no atual contexto urbano em tempos de (pós-)pandemia;
– As eleições de 2022 e a importância da Doutrina Social da Igreja;
– A Pastoral do Povo da Rua e o projeto Moradia Primeiro;
– A Pastoral Juvenil e as Diretrizes para a Evangelização da Juventude em Santa Catarina;
– O Ano Vocacional de 2023;
– O 13° Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s.