Iluminados pelo 3º Ano Vocacional do Brasil, a Comissão Regional Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 4, promoveu nos dias 30 de junho a 2 de julho, o 7º Congresso Missionário Regional com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). O evento foi realizado na Paróquia São Francisco de Assis em Balneário Rincão (SC) e reuniu mais de 280 participantes das dioceses de Santa Catarina.

Padre Stefano Raschietti | Foto: Jaison Alves da Silva

O 7º Congresso Missionário Regional contou com a assessoria principal de padre Stefano Raschietti, membro da Rede Latino-Americana de Missiólogos (RELAMI), que abordou a temática da “Decolonialidade” junto com o tema do 5º Congresso Missionário Nacional que será realizado na Arquidiocese de Manaus, de 10 a 15 de novembro de 2023. Além dos assessores locais para as oficinas nas comunidades, o congresso teve duas assessoras convidadas: Victória Holzbach, especialista em missiologia e coordenadora do Comire da CNBB Sul 3 e Sandra Regina Amado, irmã missionária comboniana e assessora da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB Nacional, que trabalharam em oficinas nas comunidades com temáticas sobre a missão.

Padre Stefano destacou que: “A Igreja é missionária! Pode ser Igreja sem ser missionária? É como falar que é catarinense de Santa Catarina. A Igreja está a serviço do Reino de Deus do evangelho do anúncio de Jesus Cristo. Toda ênfase para que nossa igreja seja sabor e fermento. Hoje a missão em todo lugar é a essência do jeito de ser da igreja, jeito de ser de Deus. Deus é missionário e se encarnou em nossa realidade, se fez homem”. Para ele, o livro da missão é o livro dos Atos dos Apóstolos: “os discípulos estavam presos em Jerusalém, eles ainda não tinham entendido que o evangelho é para todos. Ir ao encontro isso é missão!”.

Durante o Congresso foi assumido o projeto de missão Ad Gentes em Moçambique, na Diocese de Nampula, no qual o Regional Sul 4 (Santa Catarina) assumirá uma das duas paróquias que, atualmente, está com o Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul). Para o início da missão, em 2024, foi delegado padre Josemar Silva, natural de Camboriú, pertence ao clero da Arquidiocese de Florianópolis e atualmente está em missão no Amapá (AP).

Ao finalizar o Congresso foi elaborada, lida e aprovada uma Carta compromisso na qual reforça o projeto de missão Ad Gentes em Moçambique e o compromisso com a conversão pastoral missionária de toda a Igreja. Tendo em vista o Marco Temporal que reduz a presença indígena, desconsiderando sua presença originária nas terras brasileiras, a Carta destaca: “Expressamos ainda nossa preocupação com as realidades que nos interpelam localmente: as periferias urbanas, existenciais e especialmente dos povos indígenas, manifestando nosso compromisso com a vida destes povos, a defesa de seus direitos, suas culturas e sua terra”.

Abaixo segue a carta na integra:

Por CNBB Sul 4 com informações de Zenir Gelsleichter | Foto capa: Eduardo Schmitz (Diocese de Joinville)