Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Conselho Missionário Regional (COMIRE) da CNBB Sul 4 realizou nos dias 24 e 25 de setembro de 2021, de forma virtual, mais uma Assembleia Ordinária e Eletiva. O evento contou com a presença de representantes das dioceses catarinenses e teve como objetivo a aprovação de um projeto de missão ‘ad gentes’ e a eleição da nova equipe executiva do Conselho.

De acordo com padre Edivandro Luiz Frare, coordenador regional do COMIRE, a primeira noite do evento foi dedicada para a apresentação do projeto de missão ‘ad gentes’ do Regional Sul 4. “Este projeto foi elaborado por um grupo de trabalho constituído ainda em 2020 por ocasião do processo de formação sobre missão ‘ad gentes. O grupo apresentou um projeto e uma proposta concreta de missão em Moçambique. A ideia é que este projeto ainda seja discutido em outras instâncias do regional para ser assumido por toda as dioceses do estado de Santa Catarina”, declarou.

Avaliação da caminhada

A manhã de sábado (25) foi iniciada com um processo de avaliação tendo como marco referencial o plano de ação que foi construído ainda em 2019. Um instrumental foi enviado previamente para todas as dioceses e forças missionárias e a partir do marco referencial foi avaliado os avanços, os desafios que permaneceram nas realidades missionárias diocesanas, os elementos novos que surgiram nesse meio tempo e quais são as perspectivas de ação daqui pra frente.

Depois da avaliação os participantes foram divididos em grupos de trabalho para a escolha de ações para o próximo biênio para a continuidade do programa missionário regional em sintonia com o programa nacional. Na partilha dos grupos ganharam destaque a dimensão da formação missionária e a articulação das forças e conselhos missionários para esse próximo período, obedecendo o que já estava programado no programa missionário, dado que neste momento não estava previsto a construção de um novo plano de ação, mas reafirmar alguns elementos que já estavam postos.

Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Pastoral para a Ação Missionária e do COMIRE da CNBB Sul 4. Foto: Arquivo pessoal.

Nova coordenação

Durante a Assembleia também foi eleita a nova coordenação da equipe executiva que coordena o Conselho Missionário. A cada dois anos, um grupo composto, segundo o estatuto, por 6 pessoas de cada diocese, elegem uma equipe executiva para coordenar o Conselho e seus trabalhos por um período de dois anos. A nova equipe executiva é composta por:

  • Presidente: dom Odelir José Magri – Diocese de Chapecó
  • Coordenador: padre Edivandro Luiz Frare – Diocese de Chapecó
  • 2º coordenador: padre Juliano Pacheco Bitencourt – Diocese de Criciúma
  • Secretário: Angelo Fiori – Diocese de Chapecó
  • Tesoureira: Patrícia – Diocese de Joinville
Foto Capa: Edmarads/Cathopic.