Tendo como ponto de partida o Pilar da Palavra das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina e o Estudo 114 da CNBB – ‘Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias’, o Regional Sul 4 da CNBB aprovou durante a 53ª Assembleia de Pastoral, nos dias 19 e 20 de agosto de 2021, o novo projeto do Serviço de Animação Bíblica da Igreja em Santa Catarina.

O projeto foi apresentado pelo coordenador de pastoral da Diocese de Joaçaba, Padre Tiago William de Souza, Vera Regina Mazurek, da Diocese de Caçador e Mari Luzia Hammes, da Diocese de Blumenau, membros da equipe do Serviço de Animação Bíblico da Pastoral da Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética do Regional.

De acordo com o padre Tiago, a Animação Bíblica já existe no regional e dioceses de Santa Catarina, mas não acontece como organismo próprio. “Inspirados pelo Estudo 114, nosso Regional se propôs a criar um grupo de referência na Animação Bíblica da Pastoral. Com representantes de várias dioceses catarinenses, este grupo se propõe a animar e a incentivar iniciativas que dinamizam a animação bíblica em nosso contexto eclesial”, declarou o padre.

Padre Tiago destacou ainda que, “o grupo de referência na Animação Bíblica da Pastoral da CNBB Sul 4, como indica o Documento 97 da CNBB: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”, subdivide-se em três eixos e, tendo o pilar da Palavra como centro, propõe-se a animá-la por meio de três dimensões: Oração, Formação e Anúncio”.

O projeto aprovado por unanimidade durante a Assembleia agora irá para o processo de adaptação das várias realidades locais. Em cada dimensão do projeto de Animação Bíblica da Pastoral do Regional Sul 4 da CNBB são propostas iniciativas de ação para que o processo possa ser difundido em todos os âmbitos da ação evangelizadora:

1) Eixo da Formação

a) Escola Bíblica com Jovens: em parceria com a Comissão Pastoral para a Juventude, proporcionar encontros de estudo e aprofundamento da Palavra de Deus, com um olhar específico para as juventudes.

b) Seminário do Mês da Bíblia: reunir os animadores bíblicos para um momento anual de estudos e formação sobre a proposta para o Mês da Bíblia, para que estes possam dinamizá-lo nas dioceses.

c) Encontro de Assessores e Animadores Bíblicos: promover em âmbito Regional encontro de formação e partilha para assessores bíblicos e coordenadores das Escolas Bíblicas existentes, com partilha de experiências, metodologias, materiais, etc.

2) Eixo do Anúncio

a) Encontro com Coordenadores e Redatores dos Grupos de Reflexão/Família: com nomenclaturas diferentes, estes grupos existem nas dez dioceses do Regional Sul 4. A proposta é a realização de um Encontro Regional com Coordenadores e Redatores diocesanos dos Grupos de Reflexão/Família e representantes dos animadores dos Grupos Bíblicos, para refletirem a caminhada, partilharem experiências, avaliarem as metodologias utilizadas. Temos uma riqueza enorme de conteúdos produzidos, mas que muitas vezes não se comunicam entre si. O anúncio da Palavra encontra nos Grupos de Reflexão/Família a sua maior capilaridade.

3) Eixo da Oração

a) Leitura Orante: propor e oportunizar o exercício da Leitura Orante como um método pessoal e comunitário de oração.

b) Oficina de Oração e Vida: fortalecer a criação e a expansão das Oficinas de Oração e Vida em todas as dioceses do Regional.

c) Liturgia e a Palavra: em parceria com a Comissão Pastoral para a Liturgia, promover e oportunizar a celebração da Liturgia das Horas / Ofício Divino das Comunidades e a celebração da Palavra de Deus.

Você pode ler o projeto apresentado na Assembleia clicando aqui.