Nesta sexta-feira, às 20h, a Pastoral da Pessoa Idosa promove a live “Valorização e respeito para com as pessoas idosas” uma atividade que integra a 1ª Jornada dos Avós e dos Idosos que está sendo promovida,  desde o dia 19 deste mês e vai até o próximo dia 25 de julho, por uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa.

A live será transmitida pelos canais da CNBB, da Pastoral Familiar e da Pessoa Idosa no Youtube. De com assessor da Comissão Episcopal Pastoral para  Vida e a Família da CNBB, padre Crispim Guimarães dos Santos, esta celebração está sendo pensada em comunhão entre as gerações (jovens, famílias e idosos).

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, irmã Lúcia Rodrigues, com a instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, cuja primeira edição será celebrada no próximo domingo dia 25 de julho, o Santo Padre faz, sobretudo, um convite aos mais jovens de ter esse sentido e ligação de estar junto com os idosos.

“O Papa diz que o futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Desejamos a todos os avós, a todas as pessoas idosas muita paz no coração, muita luz e a nossa oração. Chamamos os idosos a também rezar por um mundo melhor, por uma Igreja humana, em saída que esteja próxima dos menos favorecidos”, disse

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração que deve ser celebrada a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) tem a finalidade de expressar a proximidade de Deus e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia.

Para a ocasião, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disponibilizou uma série de materiais para auxiliar nas atividades de celebração: o texto da Mensagem do Papa, uma sugestão de oração e um livreto com indicações pastorais, como sugestões para as homilias, memória das pessoas idosas mortas em consequência da Covid-19 e dicas para realização de visitas aos idosos.

Os avós, idosos e todos os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós poderão receber indulgências plenárias, de acordo com o decreto da Penitenciaria Apostólica. O documento ressalta ainda as condições habituais para receber as indulgências: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data (pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação). As indulgências também poderão ser aplicadas em sufrágio das almas do Purgatório. O Vaticano também publicou a mensagem do Papa Francisco para a ocasião.

Mensagem da Pastoral da Pessoa Idosa

“Queridos avós, queridos idosos, que bom que, neste domingo, celebraremos o grande dia instituído pelo Papa Francisco, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O tema “Estou contigo todos os dias” é uma forma carinhosa dos avós e da pessoa idosa, não abandoná-los, não deixá-los de lado.  O Papa Francisco, em sua linda mensagem, nos convida a ter respeito, carinho e solidariedade com os avós e as pessoas idosas.

Na mensagem, o Papa chama todas pessoas idosas à uma vocação e a atender o chamado de Deus. Não é porque tem uma certa idade que não temos um chamado e uma vocação. A vocação dos idosos é salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos. É uma missão bonita e sublime. Que nós possamos também ser este anjo que leva este aconchego e dignidade aos avós e às pessoas idosas”.

Irmã Lúcia Rodrigues, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa

Confira a programação: 

Com informações da CNBB.