“Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16.11-20) – Com este tema, Igrejas Cristãs celebram desde o último domingo, 02 de junho, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Na unidade com Igrejas pertencentes ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), entidade que promove a SOUC no Brasil, algumas Dioceses do Regional Sul 4 da CNBB participam de ações dentro das programações da Semana de Oração.

Na Diocese de Blumenau, um dos momentos marcantes aconteceu logo na abertura da SOUC, no domingo, com uma celebração presidida pelo presidente nacional do CONIC, pastor Inácio Lemke. A celebração foi notícia no site institucional do CONIC.

Abertura da SOUC em Blumenau. Foto: CONIC.

Em Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, bispo diocesano, participou de uma celebração, também no último domingo, realizada na paróquia do Divino Espírito Santo, no bairro Costa e Silva. Saiba mais no site da Diocese.

Abertura da SOUC em Joinville. Foto: Diocese de Joinville.

A Arquidiocese de Florianópolis disponibilizou em seu site uma programação com atividades para todos os dias da SOUC. Ganhou destaque as duas celebração ecumênicas realizadas na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), na segunda-feira, dia 3 de junho.

Celebração Ecumênica na FACASC. Foto: FACASC.

A Diocese de Tubarão, através de sua emissora de rádio, a Tubá, gravou programas em áudios sobre a temática da SOUC. Os programas estão indo ao ar todos os dias, com a temática diária indicada pelo CONIC, durante a programação da emissora. Ouça abaixo o primeiro programa da série:

Também a Diocese de Chapecó disponibilizou para os fiéis programas de rádio sobre a SOUC.

Com a presença de dom Severino Clasen, a Diocese de Caçador também promove durante esta semana momentos de reflexão e oração pela unidade dos cristãos.

Celebração na Paróquia Cristo Redentor em Caçador. Foto: Regiane Freire.

Dom Onécimo Alberton acolheu na última terça feira, 04 de junho, na catedral de Rio do Sul, um culto ecumênico com a presença de muitos católicos e luteranos da região.

Celebração Ecumênica em Rio do Sul. Foto: Diocese de Rio do Sul.

No estado de Santa Catarina, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é animada pelo Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), que tem como presidente o pastor Inácio Lemke, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); e vice-presidente, dom Rafael Biernaski, bispo da Diocese de Blumenau.

Carta Motivadora – No dia 06 de maio, o CIER enviou uma carta intitulada ‘Carta motivadora para a SOUC’. Um dos pontos principais da carta é o convite para que, durante as celebrações, aconteçam ofertas em favor do ecumenismo. De acordo com a carta, “esta oferta, deverá simbolizar o real compromisso das pessoas com o ecumenismo”. A carta destaca ainda, que, “os valores arrecadados durante as celebrações da SOUC, serão distribuídos da seguinte forma: 60% para o CONIC Nacional e 40% para o CIER”. Leia a carta na íntegra clicando aqui.

A celebrações acontecem até o próximo domingo, 09 de junho. A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, no hemisfério sul, sempre é celebrada nos dias que antecedem do dia de Pentecostes.